Empresas de sucesso têm como característica comum o fato de reconhecerem a importância do planejamento e gestão empresarial. Planejar significa determinar antecipadamente objetivos a serem alcançados e as atividades a serem executadas. As empresas elaboram planos para determinado período de tempo e esses planos orientam suas ações em busca dos resultados que permitem e justificam sua existência.

Todo gestor sabe, no entanto, que é difícil manter o foco naquilo que foi planejado, diante das inúmeras atribuições que fazem parte de seu cotidiano. Confira a seguir quatro dicas que ao serem seguidas, vão garantir que seja mantido o foco do planejamento e gestão empresarial.

Tenha um plano

O primeiro passo é planejar, começando pela definição dos objetivos e resultados esperados. Qual é a projeção de crescimento das vendas para esse ano? Qual o percentual do mercado a ser atingido?

Em seguida, estabeleça um cronograma de execução, no qual conste quando e quem executará cada tarefa. Estipule momentos periódicos para avaliação, nos quais será possível acompanhar a execução do plano e identificar eventuais necessidades de ajustes.

Tenha um orçamento

Agora que você tem claro o que se espera, é hora de mobilizar todos os recursos da empresa para o atingimento dos objetivos. Planeje e estime os gastos, as despesas e necessidade de investimentos que a empresa terá durante o ano. Identifique as fontes de recursos e faça uma previsão das receitas.

Para isso, faça um orçamento no qual constem fatores como: projeção de vendas, dedução de vendas e despesas variáveis – como fretes e comissões -, custos da produção, incluindo mão de obra, despesas operacionais, investimentos, etc. E lembre-se de acompanhar a execução do orçamento.

Elabore um roteiro

Elabore um roadmap – roteiro – das prioridades de cada momento do ano. Isso facilita a criação de cronogramas e orienta o trabalho das equipes. Um roadmap é uma ferramenta visual e descritiva, facilitando a rápida compreensão dos processos.

As vendas, por exemplo, constituem uma atividade estratégica para a empresa, não é verdade? Mas, ao mesmo tempo não constituem uma atividade isolada. Por isso mesmo, o plano de vendas deve ser elaborado de modo a organizar todas as etapas que são pertinentes a essa atividade e integrá-la aos demais setores da empresa.

Um roadmap é uma tradução instrutiva do plano de vendas e deve conter as estratégias de vendas ao longo do ano: quais produtos serão priorizados a cada mês? Quais estratégias de promoção serão utilizadas em cada período?

Esse é só um exemplo de utilização de roadmap. Essa ferramenta não se restringe ao setor de vendas, mas deve contemplar todas as áreas da empresa.

Conte com uma consultoria especializada

Uma consultoria especializada tem o conhecimento e as ferramentas necessárias para auxiliar sua empresa em todas as etapas, desde o planejamento até a avaliação dos resultados e ajustes.

A consultoria especializada poderá ajudá-lo com questões como análise de riscos, análise financeira, elaboração e análise de relatórios de indicadores financeiros, avaliação qualitativa e muito mais.

Um bom planejamento é importante para que sua empresa seja eficaz e competitiva. Mas o que garantirá que isso se torne realidade é a sua capacidade de manter o foco do planejamento durante todo o ano. E isso só será possível, com o acompanhamento constante e uso das estratégias corretas.

Agora, se você tem dúvidas ou está passando por um processo de sucessão na sua  empresa, não pode deixar de conferir as dicas do nosso ebook: “5 principais erros cometidos na sucessão empresarial.

Gostou das nossas dicas sobre como manter o foco do planejamento e gestão empresarial? Tem mais alguma dica sobre o assunto? Deixe seu comentário e compartilhe conosco.