Gerenciar um negócio não é uma tarefa simples, mas sim um grande desafio que exige bastante dos empreendedores. Independentemente de a empresa ser um pequeno negócio ou uma multinacional, é preciso atenção e seriedade ao realizar a sua gestão.

Grande parte dos empresários está sempre em busca de práticas inovadoras que visam à redução dos custos e aumento dos lucros, entre outras ferramentas que possam proporcionar ganhos para a empresa.

Caso você também esteja à procura de novas maneiras de aperfeiçoar seu negócio, não se preocupe! Trazemos neste post 4 ferramentas de gestão empresarial que sua empresa não pode deixar de conhecer. Confira!

1. Planejamento estratégico

Todo negócio possui objetivos a serem alcançados e uma missão a ser seguida, e o planejamento estratégico é, sem dúvidas, um dos principais responsáveis para que a empresa consiga alcançá-los.

Podemos dizer que o planejamento é o processo responsável por alinhar as metas com todas as tarefas e processos necessários para que os objetivos sejam cumpridos. Mas lembre-se: para realizar o planejamento estratégico as condições internas e externas da empresa devem ser consideradas. Somente assim será possível alcançar a evolução esperada.

Para ajudá-lo no planejamento estratégico, não deixe de saber como manter o foco do planejamento e gestão empresarial.

2. KPI

Não basta simplesmente estipular metas e planejar todas as tarefas necessárias para que elas sejam alcançadas, e pronto! É necessário acompanhar todos os processos e o desempenho da empresa. Por isso, uma das ferramentas de gestão empresarial mais utilizadas no mundo é o KPI, sigla para Key Performance Indicators — Indicador-chave de Performance.

Ao utilizá-lo, é possível detectar gargalos de produção e falhas em processos, além de monitorar o desempenho de toda a corporação ou de apenas alguns setores.

Os KPIs são fundamentais para a administração de qualquer negócio, pois são a melhor representação da situação na qual a empresa se encontra e ainda permitem comparação com resultados passados e até mesmo com outros negócios.

Não deixe de conhecer os 6 KPIs que toda empresa de sucesso usa e que você deve utilizar para se destacar no mercado!

3. Análise SWOT

A análise SWOT, também conhecida como matriz SWOT, é um recurso muito utilizado para auxiliar o planejamento estratégico e o crescimento do negócio.

O termo SWOT remete a algumas palavras inglesas: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por meio dessa ferramenta, é possível aprofundar o conhecimento sobre o negócio e também realizar uma análise minuciosa do contexto no qual a sua empresa está inserida.

A matriz SWOT serve para analisar os pontos fracos e fortes da empresa, ajudando a contornar riscos e ameaças — concorrência, barreiras econômicas, falta de fornecedores, entre outros — e a aumentar as oportunidades de sucesso.

4. Ciclo PDCA

Por último, mas não menos importante, não podemos deixar de citar o ciclo PDCA (PlanDoCheckAct): PlanejarFazerChecarAgir. Essa ferramenta é uma técnica de qualidade total muito utilizada em todo o mundo. O ciclo PDCA permite que as empresas realizem melhorias nos processos enquanto todos os resultados são avaliados.

O ciclo permite verificar a eficácia da implantação de novos planos de ação, acompanhar mudanças, checar se problemas estão sendo solucionados, além de ser uma ferramenta fundamental nos processos de melhoria contínua.

Gostou de conhecer as 4 ferramentas de gestão empresarial que sua empresa não pode deixar de utilizar? Caso já faça uso de alguma delas, não deixe de compartilhar conosco os resultados alcançados!