Uma boa carteira de clientes é a alma de qualquer negócio, afinal de contas, de nada adianta a empresa ter uma operação consolidada se não existirem pessoas para comprar seus produtos ou serviços. Diante disso, ações para atrair mais clientes estão entre as principais atividades com as quais empresários e empreendedores devem se preocupar.

Podemos afirmar que são estas as iniciativas que vão direcionar o negócio para um caminho de crescimento e desenvolvimento de mercado. No entanto, nem sempre esta é uma tarefa fácil. Sabendo disso, preparamos este post com 4 dicas para você atrair mais clientes para sua empresa. Confira!

Quer fazer sua empresa crescer? 4 dicas para atrair mais clientes

1. Conheça muito bem o seu cliente

A primeira maneira de atrair mais clientes, naturalmente, é compreendendo qual é o perfil destas pessoas que já compram de você. Conversar com alguns deles é o primeiro passo, sempre buscando entender tanto os aspectos demográficos — idade, sexo, estado civil, renda e etc — como também suas necessidades, anseios e desejos.

Esta dica vale para empresas que usam canais online e também para as que usam os canais offline para o relacionamento com clientes. Caso sua empresa seja nova e ainda sem clientes, essa compreensão pode ser feita a partir de uma análise do mercado e do potencial de negócio da empresa. Com esse perfil definido fica mais fácil pensar em formas de conquistar essas pessoas.

2. Invista na qualidade do atendimento

Normalmente, quando falamos de atendimento, os empresários costumam lembrar apenas do contato com o cliente que acontece antes da compra. Acontece que os consumidores precisam ser bem atendidos em todos os momentos: antes, durante e depois da compra. Qualidade de atendimento ajuda a empresa a construir uma boa imagem e reputação perante o mercado, o que naturalmente vai ajudar a atrair mais clientes, principalmente por indicação daqueles que já estão satisfeitos.

Isso inclui sempre prestar atenção naquilo que o cliente deseja, não tentar empurrar um produto que ele não quer apenas para que gaste mais dinheiro e, acima de tudo, jamais deixar de responder o cliente que fez uma reclamação. Isso ajuda a construir relacionamento e é o que vai tornar seu atendimento um diferencial para atrair mais clientes.

3. Seja visto para ser lembrado

Essa é a famosa máxima da comunicação e dos negócios, afinal de contas, não existe estratégia melhor para atrair mais clientes do que tornar sua empresa conhecida. Uma das maneiras de fazer isso é participando de feiras e eventos do seu segmento, pois normalmente são locais que costumam atrair pessoas interessadas nas empresas daquele nicho.

Fazer parcerias com outras empresas que tenham modelos de negócio complementares ao seu também é uma estratégia barata e eficiente para atrair mais clientes. Quando bem planejadas e avaliadas, as parcerias entre empresas complementares podem ajudar você a atingir um público-alvo diferente e qualificado, ao qual você não teria acesso sozinho.

4. Utilize as possibilidades do marketing digital

No mundo conectado em que vivemos não há mais como uma empresa pensar em formas de atrair mais clientes sem a manutenção de uma presença digital. Muitas das compras começam com buscas na internet e pesquisas por opiniões nas redes sociais. Diante disso, estar presente neste momento é fundamental para atingir bons resultados na aquisição de novos negócios.

Tudo começa com um site que reúna todas as informações sobre a empresa, seus produtos e serviços. A partir daí vale a pena investir nos diferentes canais digitais — buscadores, mídias sociais, banners, conteúdo de blog, entre outros — para tornar a sua marca conhecida e com potencial para conquista de novos clientes.

Prestar atenção nas iniciativas que buscam atrair mais clientes para a empresa é um trabalho que deve fazer parte do dia a dia na gestão do negócio. Um desafio diário para empresas que buscam atingir melhores resultados em vendas e, potencialmente, o crescimento de seus mercados.

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