A crise financeira no Brasil exigiu criatividade e coragem de gestores para que eles conseguissem superar essa dificuldade e sobreviver no mercado. Uma das melhores estratégias que salvou vários negócios é a consultoria de redução de custos.

Deixar de contratar esse tipo de serviço pode ser fatal para os negócios, por outro lado, os gestores que fazem esse investimento conseguem criar vantagens competitivas para garantir sua presença no mercado, se destacar perante os concorrentes e até mesmo se tornar referência no mercado.

Neste conteúdo, apresentaremos o que é a consultoria de redução de custos, quais são as 8 principais formas que ela auxilia o negócio para atingir esse objetivo e, no fim, como escolher a consultoria mais adequada ao seu negócio. Boa leitura!

No que exatamente consiste uma consultoria de redução de custos

Assim como o próprio nome indica, trata-se de um serviço de consultoria realizado por profissionais com conhecimento técnico na gestão empresarial que auxiliam o gestor com o objetivo de minimizar seus custos.

Essa consultoria consiste em um procedimento extenso e complexo, pois os consultores efetuam um estudo aprofundado sobre todos os aspectos da empresa e desenvolvem diferentes estratégias especialmente para atender às necessidades da organização.

Eles consideram as peculiaridades do negócio e alcançam a redução de custos sem diminuir a qualidade dos produtos ou serviços da empresa. Além disso, definem planos para preservar o patrimônio e no crescimento contínuo da empresa. Nos tópicos seguintes, veja um resumo das etapas dos papeis desempenhados no campo prático.

Faz análise da empresa

Primeiro será realizada uma análise minuciosa e detalhada sobre os processos da organização. Como cada negócio opera de forma diferente, tem suas próprias características, vantagens e desvantagens, não é viável aplicar os mesmos procedimentos de forma generalizada.

Busca encontrar soluções

Com os dados da empresa em mãos, os consultores buscam as soluções mais vantajosas possíveis para ela, sempre alinhando as táticas aos interesses do negócio e seus objetivos.

Capacitação dos sócios

A consultoria não apenas aplica as táticas, bons profissionais capacitam os sócios e implementam um conselho de gestão na sua empresa. Esse órgão é responsável pela análise de desempenho e tomada de decisões estratégicas.

Implementação da controladoria estratégia

controladoria estratégica é um órgão responsável por gerar informações para auxiliar o processo de decisão dos sócios, fazendo com que elas sejam baseadas em orçamento e indicadores com dados reais, concretos e transparentes.

Aplicação de estratégias

Por fim, são aplicadas diversas estratégias que garantirão a sobrevivência do negócio e também impulsionarão seu desenvolvimento.

Um delas é a sucessão familiar, é um plano que define como será a divisão da empresa nas hipóteses de inventário e partilha de bens, isso evita conflitos familiares e garante que administração da companhia caia em boas mãos.

Como se não bastasse, a consultoria ajuda os sócios a elaborar um acordo de acionistas, contrato que objetiva regular o exercício dos votos, a compra e venda de ações, preferências e outros elementos impactantes para a gestão empresarial.

As 8 principais formas que essa consultoria ajuda a empresa a reduzir custos

1. Identificação de custos invisíveis e perdas desnecessárias

Uma das maiores dificuldades dos gestores em relação aos gastos, com certeza, é identificar os chamados custos invisíveis. Esses são aqueles que não aparecem em demonstrativos, planilhas e relatório, entretanto existem e impactam negativamente seu negócio. Alguns exemplos são:

  • burocracias que tornam os processos lentos;
  • atrasos nas entregas de documentos;
  • falta de padronização;
  • uso de sistemas desatualizados;
  • erros que geram retrabalho, como os matemáticos;
  • realização de atividades manuais, sendo que poderiam ser automatizados.

A consultoria de custos identificará esses problemas e aplica medidas corretivas para eliminá-los, o que diminui o custo necessário para realizar certas atividades, como também aproveita melhor os recursos da entidade.

Outros custos trabalhados pela consultoria são os eventuais desperdícios, que consistem em recursos mal empregados devido a um controle inadequado ou falta de padronizado. Eles podem parecer irrisórios à primeira vista, mas refletem nas contas no final de cada mês. Os mais comuns são:

  • desperdício de energia;
  • recursos financeiros;
  • insumos.

2. Ajuda na administração de estoques

Controlar eficientemente o estoque é vital para minimização de custos, pois deixar capital imobilizado com mercadorias de baixa rotatividade reduz o capital de giro da empresa, o que gera consequências como:

  • risco de atrasar pagamentos;
  • perda de oportunidades de negócio por falta de capital em caixa;
  • maior ocorrência de perdas por descuido, vencimento ou extravio.

3. Otimização dos processos

A consultoria analisa os processos internos e aplicam medidas para otimizá-los, a finalidade aqui é aumentar a produtividade dos colaboradores e usar inteligentemente os recursos. Alguns exemplos dessas medidas são:

  • diminui gastos com horas extras;
  • reduz consumo de energia elétrica, água e outros recursos;
  • diminui a quantidade de colaboradores necessários para realizar a mesma tarefa;
  • minimiza riscos, como os de arcarem com multas pelo fisco.

Os ganhos são medidas com indicadores de desempenho, que são métricas que demonstram os resultados em pontos específicos do negócio. Assim o gestor e os consultores têm a certeza de que há redução de custos efetiva.

4. Renegociação dos contratos vigentes

É muito comum que as empresas simplesmente renovem seus contratos no fim de suas vigências sem alterar suas cláusulas e valores. Entretanto, é possível que um fornecedor, parceiro ou cliente tenha alterado suas condições e agora pode negociar valores melhores.

Como também há hipóteses em que um certo contrato não é mais vantajoso à sua empresa, podendo ser cortado da renovação sem que haja prejuízo interno. Por isso é importante rever condições como:

  • valores praticados;
  • quantidade de parcelas;
  • taxas de juros;
  • indicadores de reajustes anuais.

5. Criação de planejamentos e metas

Determinar um planejamento é o passo inicial de qualquer gestão financeira, principalmente quando se trata de uma consultoria empresarial. De nada adianta utilizar os produtos mais inovadores ou preparar corretamente seus profissionais se sua equipe não sabe como deve realizar suas atividades.

Por meio dessa preparação, é possível planejar quando e como serão tomadas as decisões importantes em sua gestão.

Outro benefício é a criação de metas e objetivos a serem atingidos. Tal questão é crucial na melhoria do desempenho de sua empresa, pois, quando se há algo a ser superado, seus funcionários trabalham com maior motivação. Dessa maneira, há um aumento de produtividade e na qualidade do serviço prestado.

6. Realocação de recursos

Um bom consultor conhece como funciona a estrutura empresarial sob sua responsabilidade. Portanto, ele consegue analisar com precisão onde ocorrem erros e acertos em uma gestão empresarial.

Por meio dessa análise, este pode identificar a quantidade necessária de recursos financeiros e profissionais para cada setor operacional de uma empresa funcionar com eficiência.

Consequentemente, há uma redução de custos desnecessários e uma melhoria na execução das atividades realizadas em sua empresa.

7. Informações privilegiadas

Ao contratar uma consultoria empresarial, um diretor tem acesso às informações mais certeiras e atualizadas sobre a economia de nosso país.

As empresas de consultoria, devido à sazonalidade do mercado de trabalho, sempre se mantêm atualizadas quanto ao que há de mais moderno e melhor no setor empresarial.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil determinar qual é o melhor momento para realizar um empréstimo, pagar uma dívida ou até mesmo reformar suas instalações físicas. Ter tal conhecimento possibilita evitar negociações indevidas e aproveitar situações oportunas.

Uma empresa especializada em consultorias empresariais deve ter vasta experiência de mercado e inúmeros clientes que a recomendam, portanto, encontre aquela que satisfaça às necessidades de seu negócio.

8. Sintonia de objetivos com sua equipe

Apesar de não estar presente fisicamente a todo momento, um consultor empresarial trabalha em conjunto com os colaboradores e diretores da empresa que estão sob sua supervisão. Ele dialoga com os funcionários para poder compreender melhor a realidade na qual eles se encontram

Desse modo, cria-se uma compatibilidade de ideais e todos trabalham visando aos mesmos objetivos.

Uma consultoria empresarial só será bem-sucedida quando a empresa que a contratou atingir seus objetivos, portanto, ambas devem caminhar lado a lado rumo à redução de custos e maximização dos lucros.

As principais dicas para escolher uma boa consultoria de redução de custos

A boa escolha da consultoria empresarial é crucial para o futuro da empresa, a escolha errada pode fazer surgir ainda mais problemas do que havia originalmente, gerando mais custos corrigi-los.

A escolha adequada, por outro lado, garantirá uma ampla gama de vantagens à empresa. Para contratar a organização capaz de atender às suas necessidades, recomenda-se que ela seja dotada das qualidades a seguir explicadas.

Apresente cases de sucesso

Uma das principais formas de averiguar a qualidade da consultoria é entrando em contato com seus antigos clientes para solicitar opiniões. Afinal, ninguém é melhor para opinar sobre o serviço do que a própria pessoa que o contratou.

Por essa razão que normalmente as empresas de consultoria apresentam cases de sucesso, que são declarações emitidas pelos seus clientes que comprovam a boa qualidade do seu serviço.

Tenha canais fáceis de comunicação

A boa comunicação é um dos elementos fundamentais para a boa prestação de uma consultoria. Por isso é relevante que ela tenha amplos canais de comunicação e permite um contato fácil com seus clientes.

Avalie se a empresa está presente as redes sociais, tem uma área de envio de mensagens de forma direta e ainda responde rapidamente às suas mensagens, dentro de 24 horas por exemplo.

Com a leitura desta publicação percebe-se que a consultoria de redução de custos traz resultados benéficos e reais à sua empresa, mas é essencial que sejam contratados consultores competentes e que atendem as suas necessidades.

Se você quer aproveitar das vantagens dessa consultoria e garantir o crescimento da sua empresa, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!