Ser um líder de equipe é o objetivo de muitos profissionais. O caminho para chegar até lá é estreito e são poucos os que conseguem realizar o sonho de comandar um time. E, se você foi um deles, é preciso tomar cuidado para não cair nas armadilhas da liderança.

Os atrativos de um cargo de comandante estão por toda a parte. Você passa a ter poder decisório, tem uma mesa separada, ganha prestígio e, claro, um excelente aumento salarial. Mas tudo isso pode levá-lo a tomar decisões equivocadas para a sua carreira que, em pouco tempo, podem fazer com que você perca a capacidade de liderar a equipe.

E isso pode ser mais comum do que você imagina. Portanto, fique atento a suas atitudes e cuide para que a sua liderança seja a mais inspiradora possível. Veja se você consegue se ver em alguma das 5 armadilhas da liderança abaixo e saiba como evitá-las!

1. Ser autoritário

Antigamente, os cargos de liderança eram denominados funções de chefia. E o chefe era justamente aquele profissional que, hierarquicamente superior, passava o dia distribuindo ordens e gritando com funcionários que cometiam erros.

Felizmente, o mercado já não tolera mais esse perfil profissional. A liderança autoritária vem dando lugar aos líderes democráticos, que estimulam a participação da equipe, valorizam boas iniciativas e funcionam como uma espécie de consultores em momentos estratégicos.

2. Não reconhecer os erros

Não é só porque você é o líder que está imune a erros durante o trabalho. Isso acontece com qualquer profissional. Quem está em uma posição de comando tem uma grande responsabilidade em ser exemplo para o restante da equipe.

E não existe exemplo pior do que deixar de assumir um erro cometido por pura vaidade. Portanto, saiba reconhecer seus enganos e mostre para a equipe que você não é infalível. O respeito tende a aumentar bastante.

3. Criar uma barreira entre você e a equipe

O distanciamento é uma das armadilhas da liderança e pode ser fatal para a sua imagem de líder. A equipe precisa saber que você está por perto, seja para esclarecer dúvidas, seja para tomar a frente em projetos mais complexos.

Só tome cuidado para não centralizar muito as atividades e decisões. Lembre-se sempre de que você, embora seja o responsável pela palavra final nos projetos, deve ser um conselheiro para o time.

4. Não ser transparente

Líderes não devem guardar segredos perante a equipe. É claro que existem assuntos estratégicos que não devem vir à tona antes que a empresa opte por divulgá-los, mas o líder não deve criar um grande suspense sobre tudo o que ocorre na organização.

Aquilo que for passível de conhecimento do time deve ser divulgado sempre.

5. Construir uma imagem ruim perante a equipe

O líder deve ser a figura mais inspiradora para seus funcionários. O bom comandante é aquele que desperta, nos funcionários, o desejo de realizar as atividades e projetos da melhor maneira possível. Se você tivesse um coordenador ou gerente difícil, polêmico e pouco cativante, sentiria essa vontade? Pois é, pense o mesmo dos seus funcionários.

E aí, você identificou alguns desses traços na sua conduta? Em caso positivo, comece já a rever alguns pontos, para não cair nas armadilhas da liderança! Isso vai fazer com que a sua carreira seja muito mais promissora.

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