Contratar consultoria especializada pode ser uma ótima solução para melhorar o desempenho da empresa em certos processos. Mesmo nos casos em que as metas estão sendo alcançadas, muitas vezes o gestor percebe que algo pode ser melhorado e decide buscar o auxílio de um consultor.

Porém, existem certos cuidados que devem ser tomados para que esse acordo atenda às expectativas e necessidades de quem contrata. Por isso, mostraremos aqui 5 cuidados que você precisa ter ao contratar uma consultoria empresarial. Confira!

1. Estipule um escopo bem definido

É fundamental desenvolver uma boa descrição daquilo que você espera do serviço de consultoria. Uma das vantagens de contar com um consultor é a possibilidade de receber um feedback de alguém de fora. Processos podem ser melhorados, estratégias são redefinidas e novos caminhos tornam-se mais claros.

Porém, é preciso lembrar que a consultoria deve atender às expectativas do cliente, trabalhando sobre os pontos mais importantes e com um escopo bem definido. Por isso, coloque no contrato de forma clara e específica aquilo que se espera do consultor.

Um trabalho simples, mas bem feito, com foco sobre os pontos-chave definidos pelo cliente, pode valer muito mais que extensos relatórios pouco objetivos.

2. Verifique o histórico da empresa de consultoria

Nada como um histórico recente marcado por intervenções bem sucedidas para garantir tranquilidade a quem contrata. Não é raro encontrar no mercado consultores de frases prontas e estratégias para qualquer tipo de negócio. Tenha cuidado!

Certifique-se de estar lidando com uma empresa com sólida experiência e garantia de bons resultados, com consultores que entendam com o que estão lidando.

Se não for o caso, vale mais investir na capacitação dos seus próprios funcionários para buscar melhores resultados.

3. Negocie o tempo de trabalho

Tenha cuidado com certos termos ao fechar um acordo com a empresa de consultoria. Além de um prazo bem definido de início e fim do processo de consultoria, a relação de horas diárias de trabalho do consultor impactará diretamente no resultado final do trabalho.

É preciso ter um planejamento alinhado com a empresa contratada para atingir as metas estipuladas.

4. Cuidado com promessas exageradas

Nada de fórmula mágica nem promessas mirabolantes. O consultor que tenta se vender como um milagre para sua empresa pode ser uma grande armadilha.

É preciso lembrar que cada empresa tem suas particularidades e cada processo deve ser analisado no contexto em que ocorre.

Por isso, fique atento e busque por um consultor que entenda as suas necessidades e ofereça soluções dentro das possibilidades da sua empresa.

5. Acompanhe o trabalho do consultor

Não se trata simplesmente de auditar a consultoria realizada. Existe uma diferença entre limitar o trabalho do consultor e acompanhar suas análises, assim como dar autonomia para um trabalho independente é diferente de deixá-lo sem as ferramentas necessárias.

Acompanhar o consultor significar não só compreender o trabalho que está sendo realizado, mas também disponibilizar todo o suporte necessário para que ele desempenhe bem o seu papel.

Muitas vezes, surge a necessidade de acesso a certas informações que o consultor por si só não terá como conseguir. Por isso, é importante disponibilizar um contato ao pessoal responsável pelos setores envolvidos na consultoria.

Assim, o trabalho do consultor se desenvolverá conforme o planejado e você poderá estar a par do andamento deste processo. Essa será sua garantia de segurança se deseja contratar consultoria.

Agora que você entendeu como contratar uma consultoria de forma adequada, baixe nosso ebook Manual sobre indicadores de sucesso para saber como ter uma empresa mais competitiva.