O dia a dia de uma organização é tão corrido e repleto de atividades que, às vezes, fica difícil parar para realizar um planejamento detalhado. Porém, para promover um crescimento sólido do negócio é preciso saber com clareza para onde a empresa deseja caminhar.

É aquele famoso clichê: a viagem fica mais fácil quando se sabe o destino. Ter um objetivo definido é essencial para maximizar os lucros e atingir o crescimento almejado.

Mas, usando outro clichê, não dá para chegar ao fim da escada sem subir os degraus. E, no planejamento, esses passos podem ser definidos pelas metas.

Elas ajudarão a motivar os colaboradores, a traçar um caminho claro e a desenvolver o negócio com bases sólidas. Vamos ver, então, como estabelecer e cumprir metas financeiras em seu negócio.

#1 Faça um diagnóstico do seu negócio

O primeiro passo para estabelecer metas financeiras para seu negócio é entender, com detalhes, a situação atual das finanças. Como estão os gastos? Em quais áreas o dinheiro está saindo?

Com esse diagnóstico, será possível entender onde economizar e quais áreas necessitam de uma ação imediata.

#2 Defina metas claras e objetivas

Com base na primeira análise, você poderá estabelecer as metas necessárias para atingir os objetivos financeiros do negócio. Por exemplo, você percebeu que o gasto com transporte está muito alto e coloca como objetivo diminuir esse custo em 10%.

Para ter sucesso nessa jornada, você deve estabelecer uma meta clara, como procurar 3 possibilidades de novos fornecedores e negociar os serviços, com o intuito de diminuir os custos.

Assim, é possível trilhar um caminho real e possível.

#3 Estipule prazos reais

Para cumprir as metas, é interessante determinar prazos possíveis, de acordo com a realidade da empresa.

Para isso, realize um plano detalhado com as tarefas a serem realizadas para atingir a meta, os prazos para entrega e os responsáveis. Assim, será possível realizar um controle das ações e evitar atrasos ou desvios.

Uma dica importante: discuta com sua equipe os prazos ideias para realizar as tarefas. Assim, você evitará desgastes e estresse.

#4 Torne as metas desafiadoras

Esse é um ponto interessante, já que está totalmente ligado com a motivação. Ao definir as metas financeiras, pense em objetivos reais, porém desafiadores.

Além disso, deixe sua equipe saber que se trata de um desafio e que todos devem trabalhar juntos para que ele seja atingido. A ideia é motivar através de metas que precisarão do esforço e da dedicação de todos.

#5 Faça um controle rígido das metas financeiras

A partir do momento que as metas foram estabelecidas e compartilhadas, é necessário que seja elaborado um controle rígido das tarefas, para garantir que elas sejam realizadas.

Para isso, peça a sua equipe que te forneça feedbacks periódicos e procure saber se estão encontrando dificuldades na realização das ações. Seu papel é o de orientar e de auxiliar os colaboradores a ultrapassarem os obstáculos encontrados. Seja um ponto de referência e apoio para o restante da equipe.

Para promover o desenvolvimento do negócio, é necessário planejamento e metas financeiras bem estabelecidas. Com organização e foco, você atingirá o sucesso.

Ainda tem dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário no post.