Qualquer empreendimento precisa de dinheiro para crescer e se desenvolver. Como nem sempre é possível dispor de toda a quantia necessária de uma só vez, a captação de investimentos é uma forma de atrair investidores interessados e gerar a quantidade de dinheiro necessária para o sucesso do negócio.

Uma das grandes vantagens desta captação é que ela pode ser feita de formas diversas, individual ou coletivamente. Para tanto, você como empreendedor precisa assumir uma postura profissional e se preparar para o processo.

Quer saber como? Então veja 5 dicas para uma captação eficiente!

1. Encontre os investidores certos

O primeiro passo consiste em encontrar os investidores certos. Não adianta fazer uma apresentação para um investidor que não tem interesse ou experiência no seu ramo de atuação ou que não vai se beneficiar desta oferta de recursos, por exemplo.

Para acertar, comece fazendo um bom networking e reunindo contatos, empresas e incubadoras adequadas para o seu negócio. A partir daí, selecione aqueles com maior potencial e interesse de investimento para fazer a captação.

2. Faça uma apresentação adequada e estruturada

O objetivo de qualquer investidor é lucrar com a alocação de recursos realizada por ele. Sendo assim, o seu negócio precisa se mostrar seguro e rentável para que o investidor sinta confiança e ofereça os recursos.

Para tanto, vale a pena fazer uma apresentação adequada e estruturada. Use números, pesquisas e análises que mostrem o porquê de o seu negócio ser uma boa oportunidade. Também é importante demonstrar com seriedade como o dinheiro será utilizado e como será o seu retorno.

Tome cuidado, entretanto, para que esses números sejam absolutamente verdadeiros e condizentes com a realidade.

3. Apresente benefícios e inovação

Boa parte dos investidores tem medo de perder uma promissora oportunidade e, por isso, você deve apresentar o seu negócio como a próxima escolha de sucesso. Para tanto, apresente claramente quais são os benefícios com o investimento e o que os investidores podem sair ganhando.

Dê preferência para a inovação ao mostrar algo que ainda não existe amplamente no mercado. Isso vai atrair a atenção de quem possui os recursos e vai aumentar as chances de que o investimento aconteça.

4. Conte com a ajuda de consultores

Considerando que a apresentação é tão crucial para conseguir os recursos, vale a pena pensar em contar com a ajuda de consultores. Ao contratar uma consultoria você vai conseguir reunir os dados e análises mais atrativos sobre o seu negócio e vai conseguir elaborar a apresentação ideal.

Além disso, vai ser mais fácil se preparar para que a apresentação seja segura e com mais chances de sucesso. De quebra, você vai ter uma visão mais completa sobre o mercado em geral, garantindo justamente a inovação e diferenciação.

5. Cuide da sua apresentação pessoal

Por mais que investidores estejam interessados em números e probabilidades, eles também têm critérios subjetivos — e um deles diz respeito à liderança do negócio. Por mais promissor que seja seu empreendimento, se ele não tiver uma liderança firme provavelmente não vai conseguir realizar uma boa captação de investimentos.

Sendo assim, é importante fazer uma apresentação pessoal muito profissional, adequada e que demonstre liderança e capacidade de vencer desafios. Inclusive, é fundamental estar preparado para responder todas as dúvidas e questionamentos com muita segurança de modo a transmitir uma imagem positiva.

Uma captação de investimentos eficiente, portanto, começa com uma elaboração de uma apresentação adequada e passa até mesmo pela apresentação pessoal correta. Nesse processo, ter uma consultoria ao seu lado é especialmente importante para vencer os desafios.

E por falar nisso, descubra quais são as vantagens e os objetivos da consultoria profissional e entenda como essa solução pode te ajudar.