A captação de investimentos é uma etapa muito importante para o crescimento do negócio, já que ela permite que o empreendimento tenha os recursos necessários para o desenvolvimento. Para que isso seja possível, é necessário convencer o investidor a aplicar o dinheiro no empreendimento.
Contudo, os empresários costumam cometer muitos erros durante essa captação. Esses erros interferem na quantidade de recursos a ser recebida quanto a relação com o investidores. Para evitá-los, veja a seguir os 5 erros cometidos nessa situação.
Desconhecer o mercado
Para conseguir a captação de investimentos, o empresário vai precisar convencer investidores de que o negócio é bom e robusto o suficiente para receber o dinheiro, já que a intenção é que haja lucros ao final.
Para que tenham mais segurança no processo, os investidores farão diversas perguntas sobre o negócio e sobre o mercado em si. Se o empresário desconhece o mercado, não passa a segurança necessária de quem sabe o que está fazendo com o negócio.
Além disso, se não conhecer adequadamente o mercado, o empresário também tem mais dificuldade em encontrar contatos qualificados.
Ir com muita sede ao pote
Receber uma determinada quantia de investimentos no negócio pode mudar o jogo para a empresa definitivamente. Porém, quanto maior é o investimento realizado, mais sucesso a empresa precisa ter e manter para que o investidor lucre com isso.
Outra questão é que começar a captar investimentos cedo demais pode queimar contatos e desperdiçar oportunidades. Se o negócio ainda é incerto, dificilmente os investidores vão querer correr os riscos financeiros.
Em vez disso, é importante que o empresário tenha uma visão estruturada e planejada de como fará a captação de investimentos para que ela seja possível e benéfica.
Atuar com muita desconfiança
O investidor não coloca dinheiro em um negócio por caridade e, sim, porque vê a possibilidade de lucrar. Uma vez feito o investimento, ele fará o possível para proteger seu aporte. Porém, nem de longe isso significa que o investidor vai tentar prejudicar o empresário — afinal, se o negócio vai mal, o investidor perde dinheiro.
Mesmo assim, muitos empresários agem com extrema desconfiança em relação aos investidores. Querem os recursos, mas não oferecem uma visão clara de negócio. Desejam o aporte financeiro, mas não estão dispostos a ouvir as recomendações dos investidores. O resultado é que a captação ou deixa de acontecer ou se torna menos favorável.
Não ter objetivos
É fundamental que uma captação de investimentos tenha limites estabelecidos, como a quantidade de capital desejada e que esteja de acordo com o negócio. Da mesma forma, é preciso estabelecer objetivos que serão alcançados com o auxílio dos recursos recebidos.
A falta desses objetivos impede que os empresários tenham uma importante orientação na condução dos negócios, além de criar uma visão mais negativa da empresa perante investidores.
Sem objetivos, os investidores podem achar que a captação de investimentos não vai gerar os resultados benéficos esperados.
Não saber como usar o plano de negócio
O plano de negócio é um elemento importante para captar recursos, mas muitos empresários erram na relação. Um erro comum consiste em não ter um plano de negócios adequado, o que impede que os investidores façam uma avaliação do negócio de maneira ampla.
Contudo, especialmente quando o negócio ainda está dando os primeiros passos esse plano não é tão preciso quanto parece. Nesse caso, os empresários erram ao se apoiarem somente nele e ao esquecerem que a apresentação pessoal e de confiança também é importante.
A captação de investimentos precisa ser objetiva, embasada e focada em resultados para que o investidor sinta confiança e o negócio possa crescer. Evitando estes 5 erros frequentes, fica mais fácil conseguir os resultados desejados.
Quer mais dicas para acertar em cheio? Então baixe gratuitamente o e-book “O que você precisa saber para captar investimentos para a sua empresa”!