A tomada de decisão é de grande importância para que um trabalho tenha sucesso. No entanto, é comum que empresários e gestores façam as suas escolhas sem uma base de informações consistentes e que garantam que ele está tomando o melhor caminho.

Fazer escolhas apenas no “achismo” pode custar caro para as estratégias empresariais. Por isso, as decisões estratégicas devem ser feitas após uma série de análises do cenário interno e externo. Mas quais as melhores práticas para a tomada de decisão?

Planejar, monitorar e avaliar as ações da empresa são alguns dos mecanismos que contribuem de maneira determinante para que um gestor ou empresário possa fazer as melhores escolhas estratégicas para o seu negócio.

Isso, porque geram uma quantidade de dados e informações que dão o subsídio necessário para que as pessoas em cargo de comando possam fazer escolhas alinhadas com as metas e objetivos organizacionais. Principalmente, pois é isso que fará com que a sua empresa possa crescer e alcançar o sucesso.

Logo, é necessário desenvolver uma rotina que favoreça a geração e o compartilhamento de informações, quanto mais ágil for esse processo mais eficiente será a tomada de decisão.

Basear as suas escolhas em dados obsoletos é tão arriscado quanto o “achismo”, pois essa decisão está levando em consideração uma informação que já não condiz com a realidade ou que simplesmente não existe. Nesse sentido, é necessário preparar a sua empresa para que se tenha uma geração de informação ágil e eficiente.

Neste artigo separamos algumas das melhores práticas para uma tomada de decisão acertada. Quer saber como você pode melhorar as escolhas estratégicas para o seu negócio? Então, não deixe de acompanhar os próximos parágrafos e se informar sobre os melhores mecanismos para ajudar um gestor nas definições corporativas!

Faça um planejamento

Planejamento é uma peça chave para qualquer negócio. Sem um plano abrangente e sério, dificilmente, uma empresa alcançará o sucesso, mesmo que conte com profissionais capacitados.

Definir um planejamento estratégico que tenha claro a missão, os objetivos e as metas é importante para direcionar o seu trabalho e, claro, a tomada de decisão, que passa a acontecer com o objetivo de alcançar tais aspectos. Além disso, é aconselhável definir nesse planejamento como será feito o compartilhamento de informações e dados.

Monitore os processos

Adotar um sistema de monitoramento de processos é interessante para poder acompanhar tudo o que acontece na companhia, à medida que as situações forem aparecendo. Isso permite antecipar falhas, conhecer profundamente seus processos, entender a rotina diária da companhia, dentre outros aspectos.

Além disso, o acompanhamento em tempo real contribui para detectar falhas e oportunidades que possam surgir. Antecipar ou descobrir no momento que acontece faz com que o tempo de resposta seja mais rápido e as soluções mais eficientes. Descobrir tardiamente um problema só dificulta a resolução e aumenta os prejuízos para a companhia.

Acompanhe as decisões

Decisões precisam ser tomadas constantemente e algumas delas acabam se repetindo devido à natureza do processo operacional. Assim, quando você toma uma decisão e, naquele momento, ela se mostrar acertada, é perfeitamente compreensível voltar a ter a mesma atitude quando a situação se repetir.

No entanto, é importante monitorar os resultados dessa escolha, pois em algum momento as ações que vinha tomando já não surtem os mesmos efeitos e isso é sinal de que deve mudar. Monitorar seus processos, suas escolhas e os resultados permitem readequações sempre for necessário, sem que isso cause problemas ao negócio.

Avalie os resultados

Como saber se o trabalho vai bem ou se as suas escolhas são acertadas? Mensurando os resultados. Avaliar o que dá certo, o que pode vir a dar certo ou que está errado é essencial para adequar os seus processos, tornar o seu trabalho mais competitivo e melhorar a sua tomada de decisões.

Crie métodos que permitam avaliar o andamento da sua empresa de forma a receber essas informações o mais rápido possível. As suas escolhas e o funcionamento do seu negócio melhorarão consideravelmente.

E não se esqueça de compartilhar essas informações com seus colaboradores. Afinal, ter uma equipe ciente dos processos e das suas necessidades cria uma unidade de trabalho melhor, além de permitir que eles te auxiliem nas melhores escolhas.

Tenha regras de contingência

Problemas acontecem, mesmo se você tiver uma vasta rede tecnológica. Não à toa temos equipamentos, softwares para controlá-los e pessoas para supervisionar. Criar uma regra de contingência ou um plano para lidar com situações atípicas permite que a tomada de decisões seja rápida, eficiente e que os prejuízos causados por uma eventual falha, queda de sistema ou problema operacional sejam minimizados, sem maiores danos a empresa.

Resolva conflitos rapidamente

Conflitos podem aparecer de diversas maneiras em uma empresa. A linha de produção pode sofrer com a instalação de um novo equipamento ou com o uso de equipamento obsoleto; sistemas tecnológicos podem entrar em pane, serem burlados ou terem falhas; a sua equipe pode se desentender e prejudicar o trabalho.

A resolução desses problemas cabe ao gestor, que precisa agir rapidamente para que pequenos — ou grandes — problemas não tenham maiores impactos na rotina empresarial. Quanto mais rápido forem resolvidos os conflitos, menor será o prejuízo. Acompanhar, monitorar e reunir informações sobre tudo o que acontece ajuda bastante nesse processo.

Invista em tecnologia

Para que possa gerar decisões mais rápidas e precisas pode ser necessário a recorrer a ferramentas tecnológicas, pois elas permitirão que vocês processem dados e condições operacionais quase que em tempo real.

Os softwares permitem que uma informação lançada na linha de produção possa ser acessada na gerência, pois a sua interface é integrada e de fácil acesso para as pessoas envolvidas no processo. Essa velocidade na circulação de dados permite que o gestor possa tomar decisões de maneira eficiente.

E então, gostou deste artigo sobre as melhores práticas para a tomada de decisão? Quer saber mais como os modelos de gestão podem oferecer bons resultados para os seus negócios? Acesse o nosso site e entre em contato com a nossa equipe, nós podemos ajudá-lo a encontrar as melhores soluções para a sua empresa!

Open modal