Muitos líderes corporativos sentem a necessidade de reinventar a empresa para torná-la mais competitiva, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Citibank. Suas descobertas sugerem que é preciso uma adaptação constante às mudanças no mercado para que um negócio possa sobreviver e prosperar.

Diretores de empresas familiares são particularmente experientes em reinvenção, seja pelo aparecimento de obstáculos ou pelo desenvolvimento de novas visões para o crescimento.

A mudança, no entanto, nunca é fácil e pode envolver fatores como a revisão de produtos ou serviços, modificação da infraestrutura, expansão dos esforços de marketing e vendas, redução de preços, realinhamento de operações etc.

Pensando nisso, abordamos a seguir algumas maneiras para que sua empresa consiga se reinventar e expandir sua atuação no mercado. Boa leitura!

A “obrigação” de reinventar a empresa

Há situações que exigem uma reinvenção forçada, como quando o próprio mercado está saturado ou durante a existência de uma crise mais ou menos profunda.

Pode ser bastante difícil avaliar objetivamente o mercado e realizar as mudanças necessárias para o seu negócio, especialmente se você já gerenciou uma fase anterior de crescimento e atingiu certo nível de sucesso.

Seja qual for o motivo, é preciso identificar, de acordo com as características da sua empresa e as especificidades de seu segmento de atuação, qual a melhor estratégia.

A identificação do momento adequado de iniciar o processo de mudança

A reinvenção começa pela necessidade de encarar alguns fatos desagradáveis, tais como:

  • mais concorrentes apareceram;
  • o mercado está mudando;
  • sua base de clientes está se deteriorando;
  • a empresa já não está sendo orientada pela sua visão original etc.

Esses são alguns exemplos de motivos sólidos que apontam para a urgência de agir no sentido de realizar mudanças profundas em sua organização.

A revisão da base de clientes

Você conhece bem as pessoas que sua empresa atende e pode explicar como o produto e/ou serviço que comercializa soluciona seus problemas? Ao planejar a reinvenção, converse com seus principais compradores e explore novas maneiras de satisfazer seus desejos e oferecer novas soluções.

E quanto aos clientes que representam menores margens de lucro? É possível persuadi-los a comprar uma versão diferente ou modificada de sua oferta? Em seguida, identifique novas oportunidades de mercado, detectando nichos ignorados pelos concorrentes.

A introdução de novos produtos ou serviços

Você já é bom no que faz, não é mesmo? Sendo assim, deve descobrir o que pode oferecer aos clientes que seja capaz de mudar sua experiência de compra.

Entretanto, se estiver se sentindo exausto com seus esforços atuais, tente se lembrar do quanto estava entusiasmado quando iniciou o negócio. Esse mesmo fervor criativo pode ser útil para desencadear novas ideias de produtos ou serviços.

A utilização de novos canais de marketing

Pode ser que o seu negócio tenha se baseado amplamente nos canais de marketing convencionais. Agora, no entanto, você deve avaliar as oportunidades online.

Por outro lado, se o seu negócio é baseado na web e precisa de mais exposição, considere comprar publicidade em locais que você não experimentou antes, como outdoors e televisão.

Alterar o modo como divulga os seus produtos é, por si só, uma forma de reinventar a empresa, principalmente quando as mensagens visam atingir novos clientes.

Gostou do nosso post? Se quiser continuar desenvolvendo seu negócio, não perca a oportunidade de saber como crescer a empresa em tempos de crise!