Quando vai abrir um negócio, toda pessoa pensa se deve investir sozinha ou ter um sócio. Quando se vê a necessidade de abrir uma sociedade, é fundamental procurar por pessoas de confiança e escolher os funcionários do mesmo jeito.

Tomar essa atitude pode ser um ponto a favor do desenvolvimento do seu empreendimento. Com o objetivo de estabelecer essa relação de confiança, muitos empreendedores acabam criando um negócio com pessoas da família.

Um modelo de empresa familiar possui algumas características específicas que devem ser bem consideradas para aproveitar cada vez melhor os pontos fortes dessa estrutura empresarial. Também é importante conhecer os pontos fracos e a definição de negócios desenvolvidos nessa estrutura, para conseguir melhorar o que precisa.

Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então continue lendo o nosso post que você não vai se arrepender.

O que é uma empresa familiar

Hoje, se pararmos para pegar as literaturas que abordam os conceitos de uma empresa familiar vamos encontrar diferentes opiniões dos autores. Porém, entre as divergências, também encontramos alguns pontos em comum. Diferentes autores concordam que uma empresa familiar gira em torno de propriedade, gestão e continuidade.

Mas o que isso significa? Propriedade pode ser entendido como o patrimônio que é adquirido, ou seja, a empresa. A gestão mostra a necessidade de ter alguém da família que cuide do bem familiar estipulado. Já a continuidade demonstra que, em algum momento, o negócio será passado para um filho, sobrinho ou neto gerir.

Costume de contratar membros da família

Uma característica marcante de uma empresa familiar é o costume de contratar membros da família. Tomar essa atitude pode ser positivo ou resultar em regresso do patrimônio. Se você contratar um parente que tem a capacidade de resolver os problemas e exercer as funções adequadamente sem desacelerar o crescimento da empresa, com toda certeza terá resultados positivos.

Além de ter uma pessoa extremamente competente, terá um funcionário leal em quem pode confiar. No entanto, também vale a pena considerar o que o parente pode acrescentar a sua empresa. Caso ele não seja adequado para a função, você pode ficar desconfortável e não chamar a atenção quando for necessário. Vai ser mais flexível com os erros e desacelerar o crescimento do seu negócio.

Pontos fortes de uma empresa familiar

Existem algumas características marcantes de uma empresa familiar que podem fazer com que ela se destaque das demais no mercado. Conhecer quais são e explorá-las a seu favor é fundamental para o sucesso da corporação. Por isso, veja algumas:

Reações rápidas em situações de emergência

A gestão de empresas familiares, mesmo entre aqueles que têm sociedade, costuma ser centralizada em uma única pessoa. Essa característica é extremamente importante em situações de emergência. A reação é rápida, porque apenas uma pessoa terá a palavra final diante de um problema.

Reagir rapidamente em uma emergência pode fazer com que você se destaque no mercado. Pode mostrar todo o seu diferencial em meio à concorrência, chamar a atenção de novos clientes e, consequentemente, alavancar suas vendas.

Valorização da confiança mútua

Todos os empregados, mesmo os que não fazem parte da família, notarão que a confiança mútua faz parte da cultura da empresa. Formar laços com os funcionários é fundamental para o crescimento do negócio, porque é muito mais fácil delegar atividades a quem se conhece e confia.

Nesse contexto, os donos terão certeza que o empregado fará de tudo para entregar os resultados. E o funcionário sabe que, caso não consiga fazer alguma atividade, terá com quem contar. Essa interação aumenta a produtividade e evita problemas.

Preocupação com o bem-estar dos funcionários e da comunidade

Os donos de empresas familiares tendem a se importar mais com os funcionários e com a comunidade em que vivem. Isso independe se têm ou não algum parentesco com as pessoas.

Essa preocupação pode gerar novas ideias e proporcionar um trabalho humanizado. Vocês pensarão muito antes de tomar alguma atitude que possa afetar as pessoas ao seu redor, dando credibilidade e agregando valor a sua marca.

Pontos fracos de uma empresa familiar

Infelizmente, não é possível conseguir apenas benefícios ao montar um empreendimento familiar. Conhecer os pontos fracos e procurar medidas para compensá-los é vital para que sua empresa continue crescendo e se destacando no mercado.

Veja algumas características negativas que merecem a sua atenção:

Postura de autoritarismo

Alguns gestores acabam tendo uma postura autoritária. Isso pode ser notado na forma de se vestir ou na administração dos gastos da empresa. Muitos acabam confundindo as contas pessoais com as corporativas.

Essa postura é prejudicial para o desenvolvimento da empresa. Além disso, você vai trabalhar com pessoas com quem terá uma convivência fora do trabalho. Elas podem não se sentir à vontade e ainda achar que você quer se mostrar superior.

Dificuldade de separar os problemas pessoais dos profissionais

Não existe um relacionamento humano que seja perfeito. Todos têm problemas e encontram alguma dificuldade no meio do caminho.

Por isso, deve ser bem claro que todos devem separar os problemas que acontecem dentro da empresa com os problemas pessoais dos membros da família. Separar os problemas pessoais dos profissionais é uma das maiores dificuldades encontradas em empresas familiares.

Criatividade anulada por um comportamento de submissão

O dono da empresa pode ter uma alta expectativa de fidelidade dos seus empregados. Quando isso é notório, alguns dos funcionários podem se sentir inibidos a expor opiniões contrárias a sua. Por isso, a capacidade criativa, que pode ser usada na prevenção de problemas e simplificação de processos internos, pode ser afetada por um comportamento de submissão.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre os pontos fortes e fracos nesse modelo de negócio e em como resolver alguns dos seus problemas, procure por um consultor que possa agregar valor a sua experiência corporativa.

Fica claro que ter uma empresa familiar bem-sucedida não é tão simples como a maioria das pessoas imagina. Por isso, conhecer bem as características desse modelo de negócio é muito importante.

Gostou de saber qual o conceito de uma empresa familiar? Quer saber mais sobre o assunto? Então veja agora os 5 erros mais comuns na administração de um negócio de família!