Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil, pois necessita de atenção em diversos setores para manter o seu bom funcionamento, assim como de tomadas de decisões acertadas por parte dos gestores. E não se trata apenas coordenar a produção ou fazer a gestão administrativo-financeira do negócio, mas também desenvolver um trabalho de captação de investimento para que possa desenvolver a companhia e aumentar a sua abrangência no mercado.
Esse processo requer planejamento, dedicação e conhecimento por parte do gestor, pois se trata de um procedimento estratégico para o negócio. Com a entrada de novos recursos é possível realizar investimentos que tornem a empresa mais competitiva, desenvolvam o produto ou serviço e potencializem as ações de comunicação e marketing. Uma série de trabalhos que têm impacto direto no comportamento e posicionamento de mercado da companhia.
Neste post separamos algumas dicas para ajudar empresários e gestores em seus processos de captação de investimentos. Ficou curioso? Então acompanhe os próximos parágrafos!
Conheça a sua empresa
Investidores colocam o seu dinheiro em uma ideia que possa lhes trazer retorno, portanto tendem a buscar o máximo de informações. Tenha essas informações em mãos para apresentar a esses possíveis investidores. É importante demonstrar para eles que a sua equipe é confiável e eficiente, que o seu produto ou serviço é inovador ou que pode ter bom retorno de mercado e que possui uma proposta relevante para a sociedade.
Saiba o estágio de investimento
Investidores e fundos de investimentos possuem estratégias específicas para escolher quais ideias irão apoiar ou não. Alguns preferem investir em empresas que estão começando no mercado, outros, por sua vez, tendem a direcionar recursos para companhias já estabelecidas e que pretende crescer ainda mais. Por isso é importante saber em qual estágio de investimento a sua empresa.
Defina como será captado o investimento
A relação com os investidores acontece de diversas maneiras. Alguns esperam receber retorno financeiro enquanto outros preferem ações da empresa. Defina como será essa relação. É aconselhável buscar investimentos para 18 meses no máximo em cada rodada, além disso, caso queira manter o controle acionário do seu negócio, ceda no máximo 20% das ações para investidores.
Conheça o investidor
No mercado existe o chamado “período de investimento”, que é o momento em que os investidores estão buscando empresas para alocar seus recursos. É nesse momento que o empresário deve apresentar o seu negócio e fazer a captação de investimento. Caso contrário, corre o risco de encontrar investidores que estão focados em acompanhar as empresas nas quais já investem ou que estão deixando de alocar recursos em alguma companhia.
Seja convincente
Identificar possíveis investidores, saber claramente o estágio de investimento em que sua empresa está e ter o máximo de conhecimento sobre o seu negócio é muito importante no processo de captação de recursos. Mas é necessário reunir dados e informações que demonstrem que o seu mercado-alvo tem relevância econômica e tende a crescer. Esse cenário ajuda o investidor a projetar os seus lucros e torna a sua empresa ainda mais atraente.
Gostou deste post sobre captação de investimento? Então assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos!