Todo executivo que tem poder para tomar decisões importantes dentro de uma empresa precisa pensar na captação de investimentos para estimular a evolução e o crescimento da organização. Só que existem várias outras companhias buscando despertar o interesse de investidores dispostos a aplicar seu capital em um negócio.
Portanto, para fazer a captação de recursos para investimento é imprescindível se destacar perante a concorrência por meio de algumas ações fundamentais que conseguem atrair a atenção de potenciais investidores. Uma das mais importantes é estar munido de dados e informações que demonstrem a capacidade de expansão do mercado no qual a empresa está inserida.
Também é preciso convencer o investidor de que a organização está sempre em busca de inovações para serem aplicadas em seus produtos e serviços. Ao longo deste texto, você vai descobrir de que maneira pode fazer a captação de investimentos. Boa leitura!
1. O que é a captação de recursos para investimento?
Captar recursos é algo essencial para que uma empresa seja sustentável, algo que beneficia a estabilidade do capital de giro da organização e proporciona a expansão das suas operações. O capitalismo é um sistema político-econômico que preconiza que as empresas privadas devem expandir constantemente.
Por essa razão, você precisa fazer o seu empreendimento crescer, pois, caso contrário, a tendência é que ele não sobreviva e tenha que fechar as portas. Essa dinâmica se dá em consequência da própria essência do mercado de fazer pressão sobre as companhias para que atuem sempre buscando elevar seu potencial ao máximo possível.
Quando as empresas crescem em conjunto, ou ao menos buscam que isso ocorra, há o impacto na precificação dos produtos e serviços, que ficam mais caros, e isso também faz com que haja uma busca por uma inovação constantemente, aumentando a sua complexidade técnica.
Em função disso, a captação de recursos é algo indispensável para empresários e administradores de empresas. Ainda assim, muitos desses profissionais não sabem como elaborar estratégias eficientes para buscar capital.
Nosso conselho é optar pela contratação de uma consultoria especializada e capacitada para orientá-lo nessa tarefa não importante. Contudo, mesmo ao contratar profissionais para atuarem na construção da estratégia de captação de investimentos, o gestor ainda precisa ter alguns conhecimentos básicos sobre o assunto.
É fundamental entender as premissas vitais para conseguir recursos destinados ao capital de giro e aos investimentos da organização. Afinal, mesmo que o executivo não seja um especialista nessa área, ele tem como diferencial conhecer a fundo a empresa e isso é primordial para analisar ideias e coloca-las em prática.
2. Qual a importância da captação de recursos?
Quando uma organização pretende captar recursos de terceiros, ela pode utilizar o seu capital próprio para fazer investimentos inteligentes de curto e médio prazo a fim de ampliar a capacidade da sua operação.
Isso possibilita a geração de lucro mais rápido e torna mais visível e impactante o desempenho do negócio. Já investimentos de longo prazo, como construir uma nova planta fabril para expandir a gama de produtos, não conta com esses benefícios. A captação de recursos é ainda mais importante para as companhias que não têm capital próprio para o financiamento das suas necessidades financeiras.
Existem várias razões que fazem com que isso aconteça, como o aumento de impostos e tributos, pressões dos clientes por produtos e serviços com qualidade superior à ofertada, mas com preços acessíveis, pressões de acionistas para aumentar os lucros, entre outras.
Esse universo de demandas pode fazer com que a companhia se depare com uma margem de capital disponível escassa. Para as médias e grandes empresas que adotam a estratégia de acessar o mercado financeiro para captação de recursos, a importância se dá no âmbito da visibilidade. Afinal de contas, a organização precisará, obrigatoriamente, dispor de meios que a tornem atrativa aos investidores.
Isso só é possível a partir do momento no qual o empreendimento faz um raio x completo da sua operação e administração. Isso é importante para que haja capacidade de perpetuar uma gestão financeira duradoura e transparente, com base nas melhores práticas de governança corporativa, sendo uma condição essencial para investidores disponibilizarem seus recursos.
3. Como fazer uma captação para o investimento?
Para fazer uma captação de recursos eficiente, você precisa adotar algumas estratégias essenciais ao sucesso da sua empreitada. Abaixo, citaremos as principais delas.
Determine a quantia necessária e o que será ofertado em troca
A captação de recursos é uma via de mão dupla. Isso significa que, para conseguir o dinheiro que você quer, será preciso dar ao investidor alguma vantagem em troca. As condições dessa relação devem ser bem-definidas antes da parceria ser estabelecida para que quaisquer ruídos sejam evitados. Assim, fica minimizada a possibilidade de algum dos lados se sentir prejudicado de alguma forma.
Caso as expectativas de alguma das partes não seja compatível, essa é uma situação que pode causar fragilidade para a empresa ao longo dos anos. Afinal de contas, tanto o gestor como o investidor serão corresponsáveis pelo negócio e precisarão relacionar-se da melhor maneira possível.
Por isso, recomendamos que, antes de buscar recursos de terceiros, você já saiba exatamente a quantia que deseja captar para poder expandir, além de ter em mente o que vai ofertar em troca. Obviamente, os números precisam estar em conformidade com a realidade da empresa. Busque ser flexível caso o investidor faça algum tipo de contraproposta, pois isso aumentará a sua chance de sucesso.
No entanto, se você pretende ir ao banco para captar recursos, analise cuidadosamente os custos do empréstimo, para não se comprometer a pagar uma taxa de juros mais alta do que o caixa da sua companhia pode suportar.
Faça uma boa apresentação
Todo tipo de captação de recursos por meio de um investidor deve envolver a elaboração de uma apresentação sobre a empresa. Existem situações nas quais ela pode ser mais informal, no caso de ser uma conversa apenas entre o gestor e o possível investidor.
Em outros casos, é necessário preparar um arquivo em Power Point ou no Prezzi para usar como suporte do seu discurso em frente a diversos profissionais interessados no investimento.
Seja qual for a situação em que você se encontra, uma boa apresentação poder determinar o êxito da negociação. Para tanto, seja objetivo e prepare-se adequadamente. Acredite: os mínimos detalhes, como os slides, a luz do local, suas roupas e sua linguagem corporal, influenciarão a percepção de cada um dos investidores na decisão de aplicar ou não o capital deles em seu negócio.
Saiba explicar as vantagens
No momento em que os investidores entram em uma negociação, o principal questionamento que eles têm em mente sempre será o que ganharão com a aplicação de recursos. Em vista disso, você deve enfatizar a viabilidade econômica da sua empresa.
As vantagens precisam englobar todos os pontos positivos que serão responsáveis por garantir que o investidor tenha um retorno financeiro favorável ao aceitar fazer negócio com você. Uma ótima ferramenta para explicar esses benefícios é realizar uma análise SWOT, e explicar quais são as forças e as oportunidades da companhia.
É importante ressaltarmos que é antiético omitir as fraquezas e os riscos mapeados nesse tipo de estudo. Contudo, ainda é possível impressionar os investidores ao falar sobre as estratégias traçadas para enfrentar todos os pontos negativos indicados na matriz SWOT.
Depois de evidenciar as forças e as oportunidades do empreendimento, chegou a hora de acentuar quais são os fatores positivos a respeito do desempenho da organização. Explique, com detalhes, números e dados a respeito do faturamento das vendas, do lucro líquido e do capital circulante, pois isso costuma agradar potenciais investidores.
Pratique as suas respostas
Quando chegar o momento de estar frente a frente com os potenciais investidores do seu negócio, tenha a certeza que eles farão todos os questionamentos possíveis para tentar encontrar algum tipo de inconsistência na sua proposta. Afinal, eles precisam se proteger de empresários e gestores que sonham muito alto, sem base real para isso, e também de possíveis golpes.
Por isso, você, que é um executivo sério e representa uma empresa idônea, tem que transmitir muita segurança em cada uma de suas respostas. É preciso considerar o fator nervosismo, pois muitas vezes você sabe o que falar, mas a pressão acaba prejudicando. Então, para que isso não aconteça, pratique as suas respostas.
Reflita a respeito de todas as perguntas que os investidores podem fazer, redija as melhores respostas a serem dadas e depois treine até que sua fala seja natural e tranquila. Uma boa dica é fazer isso em frente ao espelho ou pedir a ajuda de alguém.
4. Quais os erros que devem ser evitados na hora da captação?
É fundamental que você evite alguns erros básicos na hora de buscar a captação de recursos para a sua empresa. Por isso, listamos os principais tópicos que merecem a sua atenção.
Não estudar a necessidade
Não dá para sair procurando instituições financeiras ou investidores antes de saber qual é a real necessidade de capital do seu negócio. Afinal, você só deve ir atrás desse tipo de recursos quando identificar que, de fato, precisa de dinheiro.
Antes de partir para a negociação com terceiros, faça uma avaliação dos recursos pessoais que você pode aplicar na empresa. Indicamos que opte por recorrer ao capital de terceiros somente quando for verdadeiramente necessário.
Não organizar as finanças
Independentemente de qual será a maneira escolhida para captar recursos, todo tipo de recebimento de capital externo é considerado uma operação de risco para ambas as partes, ou seja, para quem vai aplicar e para quem vai receber essa aplicação. Por isso, o administrador deve manter o fluxo de caixa empresarial devidamente equilibrado, de modo a atender às expectativas do credor e do investidor.
Não entender o Período de Investimentos
O período de investimentos é uma fase na qual os investidores estão fazendo suas escolhas em relação aos negócios que farão parte do seu portfólio. Sendo assim, essa é a época propícia para que fiquem sabendo que a sua empresa está buscando recursos, porque a probabilidade de ter êxito na conquista desse investidor é muito maior do que durante a fase de aceleração e desinvestimento.
Esses são períodos nos quais o investidor está, respectivamente, focado nas organizações que já fazem parte da sua carteira ou está optando por não mais aplicar dinheiro em algumas delas.
Quando você estiver buscando investimentos, saiba que o investidor, de maneira geral, não gosta de demorar para fazer a alocação do seu capital. Por isso, ele minimiza os riscos da perda de receita correspondente à taxa de administração cobrada por ele.
Não analisar em que fase está a sua empresa
Se você não souber em que fase está a sua empresa, dificilmente conseguirá captar recursos de uma maneira vantajosa. Por isso, identifique em que estágio está o seu negócio. Alguns fundos de investimentos só fazem aportes em startups ou organizações que estão em fase inicial.
Já outros preferem escolher companhias que já possuem experiência e tempo de mercado, mas que, ainda assim, buscam expandir suas atividades. Por essa razão, é preciso definir da maneira correta o estágio da empresa a fim de planejar o número de rodadas de investimento que você vai buscar e a quantia a ser levantada em cada um deles.
Não apresentar números que comprovem o potencial do mercado em que seu negócio está inserido
Ninguém gosta de perder dinheiro e, com certeza, seu investidor não quer arcar com nenhum tipo de prejuízo. Portanto, vai ficar difícil conseguir convencê-lo a incluir a sua companhia na carteira de investimentos dele se você não comprovar que o seu nicho de atuação é financeiramente relevante e passível de crescimento.
Quando você apresenta números que comprovam o potencial do mercado em que seu negócio está inserido ao investidor, fica mais fácil de ele enxergar o potencial de lucratividade para que se sinta mais confiante em relação à aplicação de recursos.
Abasteça-o com o maior número de informações que você puder, como dados das instituições de classe, informações que façam parte de levantamentos realizados pela sua própria organização, todo tipo de pesquisa de mercado relevante, entre outras.
Só não se esqueça de que você deve conseguir comprovar tudo que disser na sua apresentação com números verídicos. Uma boa forma de fazer isso é com a exposição de relatórios comparativos, para mostrar ao potencial investidor as razões pelas quais é muito mais vantajoso investir no seu mercado e não em algum outro.
Não demonstrar ambição e propósito
O executivo que deseja captar recursos para o seu negócio precisa ser cuidadoso na adoção de uma postura muito conservadora. Os investidores são conquistados, principalmente, pela ambição e motivação do empreendedor em trabalhar para que um legado seja deixado pela empresa para a sociedade.
Eles querem aplicar seu dinheiro em organizações que tenham como propósito fazer a diferença na vida das pessoas. Então, mostre esse tipo de postura quando estiver vendendo a sua empresa. Faça um discurso motivador e entusiasmado, demonstrando o quanto você realmente acredita em suas ideias.
5. Quais as formas de buscar a captação de recursos para investimento?
Existem diferentes formas de buscar a captação de recursos para investimento. Separamos as mais utilizadas para que você possa analisar qual melhor se encaixa no perfil e na realidade da sua empresa.
Instituições financeiras
É uma forma bastante usada para buscar dinheiro no mercado, mas todo cuidado é pouco. As taxas de juros variam bastante de uma instituição financeira para outra e podem atingir patamares bastante elevados.
Por isso, faça todos os cálculos com calma e atenção. Caso a pessoa jurídica que vai solicitar o empréstimo esteja buscando a expansão e tenha bom histórico de crédito, melhores condições podem ser encontradas.
BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento)
Essa é uma maneira bastante econômica, pois os juros praticados pelo BNDES são muito mais atrativos do que os de qualquer outro banco. Só que é preciso ter tempo e conhecimento para estudar os programas e suas exigências e saber em qual deles sua empresa se encaixa.
Sócio investidor
Nessa modalidade, o investidor compra uma parte da companhia em troca da aplicação de seus recursos. Depois, a rentabilidade é dividida de maneira proporcional entre os donos. O sócio investidor pode optar por apenas colocar seu dinheiro na empresa e esperar o lucro, ou então ele pode escolher fazer parte da gestão do negócio.
Financiamento coletivo
Também conhecido como crowdfunding, esse tipo de captação de recursos conta com o auxílio de plataformas voltadas especificamente para essa função. Muito popular na era da economia criativa, houve um tempo no qual o financiamento coletivo era mais usado para conseguir dinheiro em projetos pessoais ou para o setor cultural e de entretenimento.
Hoje em dia, essas vaquinhas virtuais estão despontando como uma maneira nova de angariar investimentos para qualquer tipo de negócio. O principal motivo é que, com o financiamento coletivo, não há a necessidade de pagar juros bancários ou de fazer uma negociação contratual com investidores.
Tanto é que o crowdfunding já se popularizou até mesmo no mercado de capital de risco, com o equity crowdfunding, que é um tipo de plataforma de investimento coletivo que oferece pequenas participações acionárias nas empresas em troca dos investimentos.
6. Vale a pena contar com uma empresa especializada?
Contratar uma consultoria de gestão especializada é muito importante para o empresário que quer ter sucesso na captação de recursos. Afinal de contas, como já dissemos aqui, é imprescindível que o gestor tenha dados reais e minuciosos para apresentar aos potenciais investidores.
Ao contar com uma consultoria especializada, será possível saber ao certo em que estado se encontra a saúde financeira do negócio e a sua capacidade de pagamento. A experiência de uma equipe de consultores ajuda a traçar todo tipo de estratégia necessária para conseguir capital externo, além de realizar a análise das circunstâncias mais importantes do cenário em que a companhia está inserida.
Portanto, podemos afirmar que uma empresa especializada em captação de recursos é um auxílio bastante relevante não só para indicar qual a melhor maneira de conseguir a quantia que o gestor deseja, mas também para identificar o potencial da organização e as exigências que ela vai ter que cumprir.
Uma equipe de especialistas nesse tipo de consultoria tem o objetivo de pensar em como alcançar resultados para a empresa. Em qualquer tipo de questão específica que for encontrada, esses profissionais atuarão para achar soluções, pois estão habituados a enfrentar todo tipo de situação, sendo capazes de constatar problemas e soluções mais facilmente a partir de uma perspectiva técnica.
O primeiro passo de um bom consultor é saber ouvir e observar para apurar o que acontece dentro do negócio. Desse modo, possíveis oportunidades de melhorias serão identificadas, algo mais difícil de ser feito pelos profissionais que trabalharam sempre da mesma maneira. Um time de consultores traz uma nova visão, com novas alternativas a ser implementadas para os administradores da empresa.
Possíveis investidores estudarão a fundo todos os processos da companhia. Por isso, é preciso que tudo esteja bem-organizado. Contar com o seu quadro de colaboradores para revisar todos esses procedimentos e encontrar formas de otimizá-los pode não dar certo, pois eles já possuem as suas obrigações diárias a cumprir.
Sendo assim, optar pela contratação de uma consultoria empresarial de qualidade, confiança e credibilidade no mercado resultará em um processo muito mais eficiente, com um cronograma de ação traçado, incluindo prazos e objetivos.
Com essa leitura, você pode perceber que obter capital é crucial para o gestor que tem como objetivo alcançar metas mais arrojadas. Esses recursos permitirão que o administrador tire os planos do papel, transformando-os em realidade, com resultados concretos.
Entretanto, precisamos sempre considerar que o investidor está do outro lado dessa história. Trata-se de alguém com as suas próprias metas a serem cumpridas, precisando saber como é que a empresa vai ajudá-lo, ou seja, que tipos de benefícios ele terá ao aplicar dinheiro nela.
Por essas razões, fazer a captação de recursos para investimento implica, necessariamente, no compromisso em fortalecer e estruturar uma gestão competente, eficiente e produtiva, pois outras pessoas estarão esperando resultados satisfatórios dessa organização.
Agora que você está bem-informado sobre o assunto, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para ajudar outros executivos que buscam esclarecimentos sobre a captação de investimentos.
One comment
Muito boa a materia me ajudou muito e com certeza vai ajudar mais pessoas, vou acompanhar sempre o blog agora.