Nenhum setor lida mais com a frustração do que o de RH. E não é só a frustração, mas também outros sentimentos comuns no ambiente organizacional que dificultam o alinhamento dos colaboradores com os objetivos do cargo e da organização em si.

Portanto, a união entre coaching e Recursos Humanos já é uma realidade nas corporações, devido, principalmente, à capacidade de trabalhar esse e outros aspectos. Quer entender como essas áreas podem atuar juntas? Veja só o que preparamos para você neste conteúdo!

Como se dá essa relação entre coaching e Recursos Humanos?

Cada vez mais profissionais de RH buscam por cursos de formação em coaching. O que a maioria procura nessa prática é, justamente, o preparo para ajudar colaboradores a definir e alcançar suas metas (líderes e liderados) com objetividade e rapidez.

Por meio de técnicas e métodos eficazes, o coach é capaz de auxiliar o funcionário a perceber o que precisa ser modificado em seu comportamento para que ele alcance o nível que deseja ou precisa atingir.

Além de trabalhar a percepção, o processo cria soluções reais para possíveis dificuldades, de forma que o coachee (que é quem passa por essas etapas) participe ativamente de tais melhorias.

Um RH que trabalha de maneira estratégica analisa seus indicadores. Dentre eles, podemos destacar: nível de satisfação dos colaboradores, produtividade, índice de retrabalho por possíveis falhas etc. 

Portanto, ao utilizar o coaching na gestão do capital humano, o profissional tem em suas mãos uma ferramenta completa de investigação e intervenção para atuar em cima desses indicadores.

Como contratar um coach?

Algumas empresas preferem contar com um serviço de coaching externo. A contratação de um profissional que não trabalhe na empresa tem suas vantagens. O ditado “santo de casa não faz milagre” é uma ótima maneira de explicar o porquê. 

Tudo o que ocorre dentro de uma empresa envolve cada um de seus integrantes (uns mais, outros menos). Mas, no geral, a cultura organizacional compromete em diferentes níveis o trabalho e o olhar de todos os colaboradores.

Por isso, a atuação de um coach contratado acaba sendo diferenciada. Assim como ocorre com uma família, é mais fácil resolver os problemas quando se está olhando de fora. De dentro, os defeitos são sempre do outro e, para solucioná-los, é preciso ter um olhar crítico sobre a situação.

Quais são os focos do coaching no RH?

Conheça, agora, três dos principais focos de trabalho de coaching no RH:

1. Treinamento de colaboradores

O treinamento tem muitas funções dentro de uma empresa. Além de promover a qualificação de equipes e líderes, pode aumentar a satisfação de colaboradores e enriquecer o capital intelectual. 

Dentro do processo de coaching, é possível elaborar treinamentos compatíveis com as necessidades da equipe, trabalhando falhas e aprimorando os pontos fortes de maneira individual ou coletiva. 

Nessa modalidade, é trabalhado também o desenvolvimento pessoal. Sabemos que a performance de um colaborador não depende apenas do seu conhecimento técnico e, por isso, um treinamento completo atua em níveis mentais e comportamentais. 

Veja o que o coach pode fazer para tornar o treinamento de equipes completo:

  • identificar crenças limitantes;
  • promover o pensamento crítico;
  • fornecer ferramentas para a gestão de conflitos;
  • mapear habilidades;
  • indicar uma direção para o alcance de novas habilidades;
  • inserir conteúdos que despertem os potenciais do time.

2. Avaliação de desempenho

Muitas pessoas confundem, mas existe uma diferença entre avaliação de competências e avaliação de desempenho. O desempenho tem a ver com a performance do trabalhador na empresa, correspondendo à utilização de suas competências no trabalho. 

Em outras palavras, o desempenho da equipe é o resultado que ela entrega para a organização. E, como esse fator tem um papel decisivo na produtividade, deve ser sempre acompanhado de perto. 

No processo de coaching, isso se torna possível a partir da definição e do constante monitoramento de metas. A essa maneira de estruturar a gestão de um negócio, dá-se o nome de planejamento estratégico, que também é um benefício que o coach pode trazer para a organização.

3. Planejamento estratégico

Como o nome já diz, o planejamento estratégico define táticas para a organização, estabelecendo políticas internas e externas, estruturando suas principais frentes e criando dispositivos para que esses planos se mantenham em constante melhora.

Um dos principais benefícios do planejamento estratégico é o posicionamento competitivo no mercado, uma vez que explora os potenciais da organização, traça objetivos e metas e vai em busca deles com aquilo que a empresa tem.

Além disso, uma companhia que tem uma gestão estratégica está sempre aberta à inovação. Portanto, inclui-se nessa prática a possibilidade de ousar e explorar características únicas que a diferenciarão da concorrência. 

Como identificar o coaching ideal?

Dependendo da abordagem do coach, o tipo de trabalho desempenhado na empresa seguirá diferentes caminhos. Pode haver 10 coaches empresariais com foco em gestão de pessoas e Recursos Humanos, porém eles não trabalharão, necessariamente, os mesmos pontos. 

Por isso, antes de contratar esse tipo de trabalho, muitas organizações recorrem a consultorias empresariais que diagnosticam suas reais necessidades, bem como o tipo de cultura organizacional. Antes de definir as metas específicas, é interessante conhecer melhor os recursos disponíveis e a parte financeira, além de muitos outros aspectos. 

Entre as vantagens de investir em um serviço de consultoria para empresas antes de inserir o processo de coaching no setor de Recursos Humanos, estão:

  1. Identificação de processos vitais da companhia antes de trabalhar o capital humano;
  2. Criação de uma base de dados sobre o desempenho atual da equipe, que pode ser referência para o processo de coaching;
  3. Realização de um prognóstico da organização a partir do que ela tem.

A consultoria empresarial pode fazer um trabalho de preparação para a inserção dessa nova estratégia — que é a utilização do coaching como auxiliar à gestão.

Embora ambos os processos trabalhem com a identificação de necessidades e a definição de metas, quando focada nessa união entre coaching e RH, a consultoria atuará no sentido de promover as condições necessárias para que tudo ocorra com mais facilidade. 

Está convencido de que sua empresa precisa da união entre coaching e Recursos Humanos? Seguindo nossas redes sociais (Facebook e LinkedIn), você terá acesso a muitos outros conteúdos como este e ficará bem informado na hora de fazer sua escolha!