Todo negócio está sujeito a incertezas ou riscos que podem ter efeitos positivos ou negativos. Os efeitos negativos geram ameaças para a sobrevivência e continuidade do negócio. Os efeitos positivos geram oportunidades para crescimento, consolidação ou expansão do negócio. Fazer a gestão de riscos é a melhor forma para reduzir custos, afastando as ameaças e aproveitando as oportunidades.
Neste post vamos te mostrar como reduzir custos empresariais com a gestão de riscos. Confira:
O que é gestão de riscos?
A gestão de riscos visa identificar os riscos inerentes ao negócio, sejam eles de origem interna ou externa. Ela também avalia os seus possíveis impactos para a organização para priorizá-los e tratá-los de modo que sejam eliminados ou mantidos em níveis compatíveis com o apetite de risco da organização e que haja garantia razoável do alcance dos objetivos pretendidos pela direção da empresa.
Quais são os benefícios da gestão de riscos?
A gestão de riscos traz inúmeros benefícios, dentre os quais destacamos:
Melhoria da imagem e reputação de mercado da empresa.
Eliminação de improvisos e surpresas.
Aprimoramento do desempenho empresarial.
Maior eficiência e eficácia na gestão dos recursos e dos processos organizacionais, com consequente redução de custos.
Quais são os riscos mais comuns?
Os riscos mais comuns dos negócios em geral, independentemente do ramo de atuação da empresa, são:
Perdas de estoque: ocasionadas por falhas de manuseio, armazenagem, desvios ou descontrole de movimentação e/ou validade.
Perdas de receita: ocasionadas por falhas no atendimento ao cliente, excesso de burocracia, logística deficiente, dentre outras causas possíveis.
Perda de informação: ocasionada por falta de controle de acesso à informação ou falta de práticas de preservação da informação.
Fraudes de colaboradores ou terceiros: ocasionadas pela falta de mecanismos antifraude e de controle, o que pode levar a prejuízos financeiros significativos.
Multas e sanções legais: ocasionadas por descumprimento de leis (voluntários ou involuntários) ou atos antiéticos.
Como reduzir os custos com a gestão de riscos?
As ameaças trazidas pelos riscos podem ser tratadas da seguinte forma: mitigar, aceitar, prevenir ou transferir para um especialista, ou fazer um seguro. Quanto mais ameaças forem eliminadas, prevenidas ou transferidas, menores serão as chances de perdas financeiras. Conhecer as ameaças e determinar mecanismos de tratamento adequados reduz os custos decorrentes da concretização das ameaças.
Já as oportunidades geradas pelos riscos podem ser gerenciadas da seguinte maneira: aceitar, explorar, compartilhar ou melhorar. Conhecer as oportunidades e ter saúde financeira e/ou credibilidade no mercado que permitam seu aproveitamento imediato com recursos próprios ou com formação de parcerias estratégicas gera novas receitas para a organização e otimiza o uso da sua capacidade operacional.
No Brasil, a gestão de riscos é pouco explorada pelos empresários e executivos, pois está intimamente ligada a uma cultura de planejamento, que tem pouca força no nosso país. A gestão de riscos ajuda os gestores da empresa a determinar a melhor solução para cada ameaça ou oportunidade do negócio. Evitar perdas, fraudes, multas e sanções legais reduz drasticamente os custos operacionais da empresa e torna o negócio sustentável.
Gostou destas informações? Quer tirar alguma dúvida? Então, deixe um comentário!