Reduzir custos na empresa pode fazer toda a diferença em sua saúde financeira e, até mesmo, na própria existência da organização, pois o descontrole dos gastos compromete os recursos e consegue levar a prejuízos inimagináveis.

Sobretudo em tempos atuais, quando o Brasil atravessa uma grave crise econômica, abraçar o desafio de reduzir gastos é essencial para manter a empresa funcionando e continuar crescendo mesmo assim. Contudo, diminuir esses gastos deve ser uma prática corriqueira da companhia e não somente uma medida emergencial.

Quer saber como proceder para diminuir os custos da sua empresa de forma significativa e continuar a prosperar do mesmo modo? Então continue lendo esse artigo, pois daremos dicas de como fazer a redução de custos na instituição, além de explicar a importância dessa prática.

A importância de reduzir custos na empresa

Quando a redução de custos na empresa é feita do modo correto, ela possibilita que a organização economize um volume considerável de recursos, se tornando muito mais eficiente e, assim, tendo a margem de lucro aumentada.

Um ponto muito importante desse tipo de ação é que, para saber o que e como diminuir, é imprescindível que se faça um levantamento, coleta e análise de dados sobre as finanças da instituição.

Isso vai fornecer aos gestores e colaboradores um conhecimento mais aprofundado das condições do estabelecimento, além de ajudar no controle financeiro e a traçar objetivos. Aliás, colher esses dados ajuda a fazer cortes inteligentes, que não prejudiquem o empreendimento.

A redução de custos ajuda — e muito — a aumentar as reservas financeiras da companhia, sendo incrivelmente útil em casos de necessidade. Além disso, os recursos que foram economizados podem ser direcionados para ações mais produtivas que visam o crescimento, como a aquisição de ferramentas e equipamentos mais modernos, e a capacitação profissional.

Dicas de como reduzir custos na empresa com cuidado e inteligência

Todo empreendedor que se preze sabe o quanto é fundamental reduzir custos na empresa. No entanto, nem todos sabem fazê-lo do modo certo e acabam cortando gastos pífios, efetuando demissões e, enfim, tomando medidas que em nada ajudam a economizar, de fato, nas despesas.

Vamos fornecer abaixo algumas dicas de como realizar a redução de custos na organização.

Automatize e digitalize processos

A automatização de processos nada mais é do que investir na aquisição e implementação de equipamentos, softwares ou serviços tecnológicos que transformam determinadas operações em algo mais moderno, prático e ágil, sendo controladas com a ajuda de máquinas.

Automatizar vai ajudar a otimizar tempo, elevando a produtividade da empresa como um todo e dos colaboradores também. Atividades mais corriqueiras, repetitivas ou que são a base para fundamentar outras ações são as que podem passar por esse processo. Exemplo: armazenagem de informações de clientes e fornecedores; controles financeiros básicos, como contas a pagar e receber; emissão de notas fiscais e muitas outras.

A impressão de documentos e materiais diversos não só exige uma quantia de trabalho considerável — pois, além da emissão, há também a classificação/catalogação e a armazenagem dos impressos — como representa um gasto expressivo de instrumentos, como papel, cartucho/toner de impressora, entre outros.

Além disso, há o problema do espaço. Esses materiais impressos precisam ser guardados em algum lugar. Ao longo do tempo, isso vai se acumulando e pode ser mais difícil encontrar espaço suficiente para mantê-los.

A digitalização de processos, além de economizar material e espaço, pois reduz as impressões, permite que as atividades dentro da empresa ganhem velocidade e praticidade, sem contar que o acesso às informações fica muito mais fácil.

Fique atento ao regime de tributação

É praticamente uma unanimidade o pensamento de que o Brasil tem uma carga tributária muito elevada. Não bastasse isso, há diversas companhias que acabam pagando muito mais caro pelo fato de terem escolhido o regime de tributação inapropriado para o seu negócio. Adotar um regime tributário inadequado resulta em um volume maior de valores pagos de impostos, coisa que poderia ser evitada na seleção correta de um sistema de tributação.

Consulte um especialista em tributos para encontrar o regime tributário adequado para a sua empresa. É igualmente importante que você pague seus impostos em dia, evitando a incidência de multas e juros. Ter um controle apropriado ajuda a evitar surpresas desagradáveis.

Negocie com os fornecedores

Sabemos que a confiança e credibilidade são essenciais e que as empresas podem estar mais habituadas aos serviços prestados por uma determinada companhia, mas não há nada demais em fazer uma nova pesquisa de preços no mercado.

Há muitas organizações por aí que fornecem um excelente atendimento e têm produtos e serviços que aliam qualidade e um ótimo preço, o que ajuda a economizar bastante. Além dessa escolha mais apurada de fornecedores, procure também negociar os preços e solicitar prazos maiores e condições facilitadas de pagamento.

Aposte no home office

Estamos na chamada era digital, onde há um universo imenso de tecnologias avançadas que otimizam processos, operações e recursos, além de ampliar e facilitar a comunicação entre as pessoas. Nesse cenário, tem se tornado cada vez mais comum as empresas que adotam o regime de home office.

Se você deseja economizar com os seus colaboradores, vale a pena apostar nesse modelo, onde as pessoas executam seu trabalho de maneira remota. Além disso, ajuda a reduzir custos e promove maior flexibilidade na agenda do funcionário, deixando-o mais satisfeito.

O crescimento empresarial a partir da redução de custos

A redução de custos na empresa é uma das melhores ferramentas para a companhia, pois todas as medidas e práticas que a acompanham contribuem para o seu crescimento. É plenamente possível diminuir a quantidade de gastos realizados e ainda assim permitir que a empresa seja capaz de se expandir e prosperar. É o velho ato de fazer mais com menos.

Contar com a ajuda de todos, desde os colaboradores até o corpo de diretores também é fundamental para endossar e viabilizar as ações voltadas a reduzir custos na empresa. Lembre-se de que o RH também é essencial nesse processo.

Gostou do nosso artigo? Se você quer melhorar o desempenho dos diferentes setores de sua organização, saiba como coaching e recursos humanos podem trabalhar juntos!