O que é liderança para você? Se ainda estiver ligado à imagem do chefe que, sentado da sua mesa, distribui ordens para os seus subordinados, esqueça. Ser líder na empresa, hoje em dia, é muito mais do que isso.

Os novos líderes não são legitimados apenas pelo seu cargo ou posição. Aspectos ligados ao perfil são preponderantes para definir quem são aqueles que ocupam as posições de destaque na organização.

O fato é que os líderes atuais surgem de dentro das equipes, destacando-se por sua competência e, principalmente, pela capacidade de influenciar os colegas na busca pelos resultados positivos.

Quer saber como ser um bom líder na empresa? Então veja algumas dicas:

Seja ético

O primeiro passo para inspirar as pessoas ao seu redor é defender uma conduta ética irrepreensível. Afinal de contas, como confiar em alguém que se corrompe com facilidade?

O bom comportamento ético não só transmite credibilidade como inspira as outras pessoas a adotarem a mesma conduta, o que só traz benefícios para todos.

Ofereça soluções

Se você é daqueles que aponta problemas em todos os projetos da organização, temos uma boa e uma má notícia: enxergar defeitos é um bom caminho para se tornar um líder. Mas, mais importante do que apontá-los, é oferecer soluções viáveis e criativas.

Funcionários que só enxergam problemas acabam se tornando um deles, já que criam para si uma imagem de profissional difícil de lidar. Já aquele que oferece soluções desperta a atenção dos outros pela sua capacidade de contornar situações difíceis.

Saiba solucionar conflitos

Ao contrário do que se pensa, conflitos nem sempre são ruins. Muitas vezes, grandes projetos podem surgir a partir de discussões e embate de ideias. Porém, para que isso ocorra, é preciso alguém que saiba canalizar a energia da discussão para as boas ideias.

Se você for essa pessoa, certamente se destacará como liderança.

Busque aperfeiçoamento constante

Quanto mais conhecimento e experiência você tiver, mais facilmente poderá se legitimar como líder.

A competência é um dos aspectos que mais desperta admiração nas pessoas e é por meio dela que você conseguirá influenciar quem está ao seu redor em busca do cumprimento das metas organizacionais.

Não seja autoritário

O estilo autoritário de liderança é um dos menos admirados pelos colaboradores da empresa. Justamente porque ele está atrelado aos antigos chefes, como aqueles que descrevemos no início do post.

Os novos profissionais estão atrás de desafios para serem cumpridos com autonomia. Ordens e orientações autoritárias não auxiliam mais na busca pelos bons resultados.

Ao invés de agir assim, procure conversar, argumentar e dê voz aos seus colegas durante o desenvolvimento dos projetos. Dessa forma, rapidamente você será visto como um bom líder.

Para além dessas dicas, tenha sempre em mente que a liderança não está mais relacionada apenas ao cargo. Você pode, perfeitamente, ser um líder na empresa sem ter um lugar de destaque no organograma. Basta que tenha as características ideais para isso.

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