Intrínseca na vida das pessoas, a tecnologia é uma aliada da produtividade e do ganho de tempo. Fatores que têm feito, cada vez mais, as empresas apostarem em tecnologias inteligentes como meios de aumentar a lucratividade e reduzir despesas.

Atualmente, há uma imensa gama de ferramentas digitais em prol dos empresários. Adaptá-las à rotina, necessidade e perfil da empresa é a maneira mais eficaz de tornar um negócio mais competitivo, moderno e sustentável.

É crescente o número de gestores que têm ciência da importância em TI, vendo aplicação de recursos nessa área da empresa como um investimento e não como um custo. A constatação feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), revela que a cada 1% a mais no orçamento dedicado à TI, a margem de lucro das empresas cresce em torno de 7%, em dois anos.

Há uma infinidade de tecnologias inteligentes que podem potencializar o seu empreendimento, modernizar tarefas, reduzir desperdícios, automatizar processos burocráticos e tarefas mecânicas, além de fornecer métricas e insights estratégicos. Conheça algumas delas a seguir:

Software de gestão financeira

Atualmente, o departamento financeiro é um dos que mais necessitam de investimentos em ferramentas de gestão. Isso porque está diretamente ligado com a lucratividade da empresa e muitos gestores têm dificuldades em extrair dados relevantes para a saúde financeira da organização.

Um software de gestão financeira auxilia na tomada de decisões acerca de investimentos, assim como possibilita um controle mais preciso e eficiente sobre os gastos da sua empresa. Além disso, essa ferramenta pode automatizar processos e gerar métricas precisas sobre o faturamento e despesas da organização.

Em posse desses dados, o gestor tem uma visão macro da real situação da empresa, retorno dos investimentos, departamentos que necessitam de mais cuidado e estratégias que estão gerando mais resultados. Além de embasar decisões mais acertadas sobre corte de gastos, por exemplo.

Gestão de projetos e tarefas

Em uma empresa de médio e grande porte, há uma dificuldade em padronizar a comunicação interna e fazer com que todos os colaboradores tenham acesso, de forma igualitária, às ferramentas de trabalho.

Problemas esses que podem facilmente ser solucionados por meio da implantação de tecnologias voltadas à gestão de tarefas e projetos. Além disso, as lideranças possuem acesso e podem acompanhar, a qualquer momento, o andamento e execução das atividades.

Dessa forma, há um ganho enorme em eficiência, controle de qualidade, diminuição de retrabalho, feedback, mensuração de produtividade dos colabores e desempenho. Assim como otimiza o tempo dos gestores e fornece visões mais estratégicas sobre a equipe de trabalho.

Assistente Pessoal Virtual (VPA)

O smartphone se tornou o companheiro inseparável dos empreendedores de sucesso, por meio dos mais diversos aplicativos é possível tornar o dia a dia muito mais organizado e prático. Principalmente para quem tem uma rotina atarefada e com várias preocupações.

Dessa maneira, os assistentes pessoais virtuais estão ganhando um espaço no mercado. Os mais populares são a Siri, da Apple, e o Google Now, disponível para Android. Com base em dados do Gartner, em 2019, 20% de todas as interações dos usuários com smartphones serão mediadas por essa inovação.

Os VPAs funcionam como verdadeiras secretárias digitais, organizando compromissos, definindo prioridades em e-mail, preenchendo relatórios, etc. A vantagem está na velocidade, precisão e automação de tarefas, resultando em ganho de tempo para os empreendedores.

Destaque também para outros aplicativos de gestão que facilitam a vida dos empresários, como o Evernote, que permite criar lembretes, organizar tarefas e registrar ideias, Dropbox, para armazenar e compartilhar arquivos grandes em nuvem, e o Go To Meeting, ideal para realizar videoconferências pelo celular, permitindo reunir até 25 pessoas em uma mesma sessão.

Big Data e IoT

Hoje em dia, a informação é um dos bens mais preciosos para os executivos. Em posse dela, é possível traçar estratégias de curto, médio e longo prazo, além de conduzir os negócios de maneira mais eficiente e surpreender os clientes com produtos e soluções inovadoras.

Como a grande maioria dos dispositivos tecnológicos está conectada à internet, acessando redes sociais, softwares e programas, há a geração de um imenso volume de dados e informações a respeito das mais diversas coisas.

O grande desafio é filtrar e interpretar esses dados que estão sendo gerados. É por isso que o investimento em programas e inteligência em Big Data é uma aposta em tecnologias inteligentes que melhoram a gestão das empresas.

Há uma imensidão de soluções que podem ser aplicadas em Big Data e IoT (Internet das Coisas), como pontos de vendas, gestão de fábrica, estoque, computadores dos colaboradores, etc. Todos esses meios forneceram insights sobre a empresa, que, quando interpretados, possibilitaram a tomada de decisões mais acertadas e direcionadas.

Cuidados na adoção de tecnologias inteligentes

Para que a sua empresa, de fato, venha a tirar o melhor proveito do que a tecnologia e a inovação tem para oferecer, é preciso ficar atendo para fazer esse investimento de maneira correta. No mercado, é possível encontrar diversos fornecedores, mas, primeiramente, você deve avaliar a real necessidade do seu negócio.

Além disso, um erro muito comum é o de seguir o “modismo”, nem tudo o que funciona para uma empresa é recomendado ou terá resultado para outra.

Por isso, buscar auxílio profissional é fundamental para fazer as aplicações e trazer inovações que, de fato, somarão na sua organização. É importante destacar que as tecnologias inteligentes devem se adaptar à sua empresa, e não o contrário.

Hoje em dia, os colaboradores passam por uma mudança de mentalidade e cultura, tornando-se mais participativos, exigindo melhores condições de trabalho e valorização. Por meio do investimento em tecnologias inteligentes de gestão, você possibilita que eles se sintam mais valorizados e potencializa os seus meios de trabalho.

O resultado desse investimento é uma empresa mais moderna, eficiente e sustentável em médio e longo prazo. Em um mundo em constante mudança, inovar é fundamental para as empresas que desejam permanecer competitivas no universo dos negócios.

Para aprofundar ainda mais o seu conhecimento, que tal conferir o nosso artigo com quatro ferramentas de gestão empresarial que a sua empresa tem que conhecer? Boa leitura!