Para que a empresa consiga se manter em um mercado competitivo, além da captação de talentos, é imprescindível proporcionar um bom treinamento aos funcionários. Afinal de contas, os recursos humanos são o bem mais valioso de uma companhia.

Existem muitas formas de capacitação, e oferecem os melhores resultados aquelas que integram a tecnologia na sua execução. Uma das mais utilizadas atualmente é o mobile learning, que usa a tecnologia mobile como aliada.

Os smartphones e outros dispositivos móveis vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, apresentando ferramentas que ainda não são bem exploradas – como é o caso da educação e treinamento.

O mobile learning, além de ser um método inovador de treinamento, não possui alto custo de aplicação. Além disso, junta toda a informação numa só plataforma, aumentando o engajamento dos funcionários com o aprendizado e maximizando seu impacto.

Aplicar o mobile learning no processo de treinamento corporativo trará diversos benefícios para sua empresa. Para isso, você precisa entender como funciona. Veja mais sobre o assunto:

1. O que é o mobile learning

O mobile learning é um suporte que oferece treinamento por meio de qualquer dispositivo móvel (como celular, tablet, notebook etc.), oferecendo acesso imediato e ilimitado à informação no local onde você estiver.

O estudante passa a dispor de uma maneira de aprender, utilizando a mobilidade a seu favor – ela é considerada, inclusive, a evolução do e-learning.

Como as plataformas virtuais no computador não oferecem a mobilidade necessária para os funcionários, é uma forma de preparação que acompanha a flexibilidade da conturbada vida moderna.

2. Benefícios do treinamento móvel

O uso da tecnologia mobile não é benefício somente pelo caráter inovador.

Sua aplicação traz redução de custos no processo de treinamento de funcionários, melhor aproveitamento de tempo, maior atração e retenção de talentos, facilita o controle do gestor sobre os resultados do treinamento, entre outros.

Listamos, a seguir, alguns dos benefícios:

É o melhor formato para gerações mais jovens

Os talentos mais jovens da sua empresa terão maior facilidade com essa forma de treinamento, visto que as novas gerações cresceram integradas à tecnologia.

Além disso, por serem mais dinâmicos, a flexibilização oferecida torna o aprendizado mais atrativo para eles, pois podem usar a plataforma no ônibus ou no horário de almoço, por exemplo.

Reduz custos com treinamento convencional

O uso do mobile learning no processo de treinamento corporativo não exige altos investimentos, pois o custo para se produzir um curso baseando-se na lógica do microlearning é mais baixo e também pode ser feito em etapas.

Além disso, há a economia de papel, material indispensável e usado em abundância nos treinamentos e avaliações convencionais.

Maior controle sobre o treinamento

É possível monitorar o andamento e desempenho dos seus funcionários como usuários da plataforma. E você ainda pode decidir de qual maneira serão feitas as avaliações, pois a plataforma também as oferece.

Além disso, você pode fazer edições e carregar novos conteúdos com muita facilidade, mantendo os colaboradores sempre atualizados.

3. Como usar o mobile learning na sua empresa

Primeiramente, é preciso considerar que tipo de treinamentos você vai oferecer aos funcionários e, depois, fazer uma pesquisa para indicar que plataformas vão ser mais proveitosas para você.

Para fazer a implementação e disponibilização do conteúdo, você deve ter algumas considerações:

  • produza conteúdos leves (vídeos, imagens etc.);

  • monte aulas curtas para que o usuário aproveite os intervalos;

  • indique visualmente a duração dos conteúdos de cada aula;

  • garanta que os botões sejam grandes para facilitar o uso em aparelhos de touch pequenos.

Agora que você já sabe o que é mobile learning, você pode otimizar a forma de treinamento e avaliação da sua empresa.

Gostou do post? Então aproveite para conferir também como o treinamento empresarial pode potencializar a sua equipe! Boa leitura!