Fazer uma avaliação de empresas significa determinar bem o valor de um empreendimento por meio de métodos definidos. Busca-se definir um preço justo, que está relacionado às vantagens de caixa que ela poderá proporcionar futuramente.

Essa avaliação deve ser feita periodicamente para atualizar valores, acompanhando as tendências do mercado e as mudanças efetivadas na empresa.

Confira o nosso post de hoje e veja 6 razões para implementar esse tipo de avaliação no seu negócio!

1. A avaliação de empresas confere mais potencial competitivo ao negócio

A avaliação ajuda a aumentar o potencial competitivo pois permite ao gestor saber com mais exatidão o valor de sua organização e, assim, ter condições de movimentar-se com mais segurança entre as estratégias das outras empresas.

Sabendo quanto vale seu negócio, ele também entenderá o que se pode ou não fazer, e não simplesmente imitará as estratégias dos concorrentes sem avaliar bem o impacto de tais táticas em seu patrimônio e recursos.

2. O gestor poderá investir com mais segurança

Após a avaliação, o gestor poderá investir com mais segurança, respeitando os limites da empresa e, ao mesmo tempo, procurando expandi-los por meio de novas aquisições ou fusões.

Muitas empresas investem em parcerias, fusões, cisões ou aquisições. Porém, é necessário agir com cautela, pois você poderá fazer um mau negócio.

Independentemente de como realiza suas operações de investimentos, você disporá de dados numéricos precisos depois de uma avaliação de empresas bem executada.

Se você pretende vender ações na bolsa de valores, por exemplo, o valor real de sua empresa é fundamental para estipular preços justos e para que sejam pagos percentuais satisfatórios para os acionistas.

3. A avaliação contribui para a gestão do dia a dia

A avaliação de empresas funciona como uma ferramenta para gerenciar seu negócio com mais eficiência, oferecendo dados confiáveis para amparar a tomada de decisões estratégicas relacionadas à sua rotina de trabalho.

O gestor poderá identificar o momento mais oportuno para fazer aquisições de equipamentos, máquinas, veículos e novos produtos, além de controlar melhor o fluxo de caixa e os ativos.

Além disso, para mensurar a qualidade de seu próprio trabalho, o gestor precisa avaliar a empresa periodicamente.

4. O gestor terá uma base real para vender sua empresa

Caso sinta necessidade de vender sua empresa, o gestor terá uma base real de valor. Assim, não terá prejuízos, desfazendo-se do negócio por um preço muito abaixo da média de mercado.

Mesmo que você tenha urgência em vender e esteja disposto a aceitar transações menos lucrativas, a avaliação de empresas permitirá que você faça uma venda consciente e justa.

5. A avaliação de empresas fornece dados confiáveis para um possível investidor

É uma prática comum que as empresas recebam investimentos de outras organizações ou de investidores.

Para eles, é muito importante, antes de investir recursos, saber o quanto vale seu negócio. Muitos investidores, inclusive, até desistem de fazer aportes financeiros quando não possuem dados suficientes sobre o valor efetivo da empresa.

6. É possível contar com uma grande variedade de métodos

Dentre os métodos mais usados para a avaliação, estão:

  • Fluxo de Caixa Descontado: considera histórico, imobilizados, projeções de mercado, lucros, clientes, marca, riscos (o mais usado por ser o mais completo);

  • Mercado: valor baseado no valor das ações de mercado (preço das ações x nº de ações);

  • Valor Patrimonial: valor do patrimônio líquido no balanço patrimonial, o BP, ou nos demonstrativos, o DRE;

  • Múltiplos: valor baseado em empresas similares e negociações efetuadas (mais arriscado);

  • Liquidação: cálculo dos bens menos os direitos, sem considerar marca ou clientes (+ imobilizados + direitos – deveres);

  • Goodwill: associa o BP a valores intangíveis (localização, carteira de clientes etc.).

Você deve escolher o método mais adequado para o seu caso ou, até mesmo, usar mais de um para efetuar comparações. Caso você precise de uma análise mais completa e segura, o indicado é contar com o apoio de uma consultoria especializada para efetuar a avaliação de empresas.

Se você gostou do nosso conteúdo de hoje, aproveite para ler mais sobre como conservar o foco de seu planejamento e de sua gestão empresarial.