Alguns dos grandes segredos para ter sucesso com sua empresa, independentemente do mercado em que atua, envolvem ter boas práticas de governança corporativa. Muitos donos de negócios e gestores não sabem o que são esses métodos ou como colocá-los em ação, e por isso perdem ótimas oportunidades de aperfeiçoar sua organização.

A governança corporativa consiste nas regras e disciplinas estipuladas por quem está à frente da empresa, as quais estabelecerão como ela será dirigida e controlada. Quer saber algumas boas dicas sobre governança corporativa? Veja a seguir:

1. Tenha uma hierarquia clara dentro de sua empresa

Definir com precisão qual será a linha hierárquica dentro de um negócio é um dos passos fundamentais para a boa governança corporativa. Especialmente se a empresa for familiar.

É comum nas organizações, principalmente naquelas de pequeno e de médio porte, que as funções e responsabilidades de funcionários se misturem umas com as outras. Contudo, é imprescindível saber que essa experiência poderá ser muito prejudicial para o negócio. Ao focar em diversas tarefas ao mesmo tempo, o poder de atenção e a força de desempenho do funcionário certamente vão diminuir.

Em situações de impasse, é necessário ter claro quem são as lideranças responsáveis pela tomada de decisão da empresa. Além disso, ter uma linha clara de sucessão empresarial é fundamental para que as pessoas se preparem melhor para o que está por vir.

Estabelecer os critérios da hierarquia de um negócio é uma prática saudável e que deve ser estimulada em qualquer estabelecimento que deseja ter uma boa governança corporativa.

2. Trate todos os sócios da empresa da mesma maneira

Apesar de cada um exercer a sua função dentro da empresa, é importante que os membros de patamar hierárquico equivalente recebam o mesmo tipo de tratamento.

Dessa forma, os interesses de um sócio não vão prevalecer, por exemplo, sobre a vontade dos outros. Lembre-se sempre de que a equidade e a transparência no tratamento com os semelhantes é o que garantirá a harmonia nas decisões da empresa e, consequentemente, sua longevidade.

Uma boa saída para este tipo de situação é realizar reuniões constantes para conservar registros dos acontecimentos dentro do estabelecimento, além de acompanhar os projetos que estão em andamento.

3. Tenha uma boa responsabilidade corporativa

Para uma empresa crescer, não adianta visar apenas o seu lucro. É claro, esta parte é um grande indicativo da vida útil de um empreendimento, mas não o único.

A fim de lidar bem com as outras questões, a responsabilidade deverá estar presente em qualquer configuração eficaz de governança corporativa.

Esse encargo diz respeito a uma análise mais complexa do que poderá levar ao aumento da lucratividade de um negócio. Neste ínterim, estão inclusos os estudos sobre a viabilidade econômico-financeira desses estabelecimentos e suas táticas de mercado. A incorporação de novos tipos de capitais e considerações de ordem socioambiental devem ser muito bem pensadas.

4. Invista no compliance

Empresas que adotam boas práticas de governança corporativa devem, também, investir em compliance (conformidade, em português).

Esse conceito traduz-se pela garantia de que o estabelecimento está seguindo as normas e regras dos órgãos reguladores da região em que atua. Também, o compliance diz respeito ao cumprimento das normas da cultura organizacional e corporativa, as quais garantirão o bom controle interno de suas atividades. Esse tipo de cuidado evita muitas dores de cabeça para os gestores e diretores de negócios.

Ter boas práticas de governança corporativa é uma tendência que se torna cada dia mais forte ao redor do mundo. Esse conceito dará uma segurança a mais na hora de prever a lucratividade e a longevidade de seu negócio. Para receber mais dicas como essa, assine a nossa newsletter!