Como saber qual é a real situação financeira de seu negócio? Uma das melhores opções para se alicerçar e tomar boas decisões é utilizar os indicadores financeiros de uma empresa.
Esses apontadores examinam o desempenho do empreendimento em determinadas áreas, tornando possível uma avaliação mais completa de sua saúde financeira.
Saiba aqui quais são os 4 principais indicadores de desempenho dentro de uma empresa e como calculá-los:
1. Faturamento
O faturamento é o mais utilizado indicador financeiro de uma empresa, e aquele que os gestores e empreendedores costumam acompanhar com maior afinco.
Esse apontador é muito importante, pois sinaliza qual é o ganho bruto do negócio em dado período. De tal modo, é possível estipular metas para os meses posteriores e montar novas táticas, caso o faturamento esteja abaixo do esperado.
Para calculá-lo, é preciso somar todos os proveitos da empresa dentro de um determinado período, normalmente usando a referência mensal.
2. Margem operacional
O faturamento é um indicador essencial para saber qual é a situação das finanças de uma empresa, mas não é o único. A margem operacional é a porcentagem de cada real de uma venda após todas as reduções de despesas, exceto o Imposto de Renda.
Com esse referencial, se torna viável descobrir quanto sua empresa ganhou após um dado volume de vendas. Para calculá-la, é necessário dividir o resultado operacional da empresa em determinado período por sua receita líquida de vendas, no mesmo espaço de tempo.
3. Ticket Médio
O ticket médio se distingue pela média de valor que cada cliente paga por determinado produto ou serviço.
Conhecer o ticket médio de sua empresa é extremamente importante para se familiarizar com os hábitos de seus consumidores. Dessa forma, será possível montar planos de ações de marketing e outras táticas de mercado visando o aumento desse número e a atração de nova clientela.
O ticket médio poderá ser calculado tendo como base tanto o número de vendas quanto a somatória de clientes.
No varejo, o mais comum é que se faça o cálculo por vendas. Ele é feito a partir da divisão do volume de faturamento sobre o volume de vendas fechadas. Dessa maneira, será possível identificar quais produtos saem mais ou menos em seu estabelecimento.
Além disso, ainda é possível fazer o cálculo individual de vendedores, para saber quais são os profissionais mais capacitados e com maior potencial dentro do negócio.
4. Nível de endividamento
O nível de endividamento é o indicador responsável por medir a quantia de empréstimos e o capital de terceiros que uma empresa tem.
Ele é muito importante, já que uma empresa pode ter um saldo positivo e mesmo assim estar cheia de dívidas. Saber controlar bem o nível de endividamento de um negócio, ainda mais no Brasil, onde o crédito é extremamente caro, é fundamental.
Para saber essa porcentagem, é necessário dividir o total do passivo pelo ativo da empresa e multiplicar este resultado por 100. Esse número será a porcentagem de endividamento do empreendimento. Quanto maior o percentual, maior também será obviamente a sua dívida.
Acompanhar os indicadores financeiros de uma empresa é muito importante para entender mais sobre a situação de seu negócio e o que fazer para se posicionar melhor no mercado. Para saber mais sobre esse e outros assuntos, assine a nossa newsletter!