O consultor especialista é um profissional que auxilia organizações em questões pontuais, de modo a melhorar a eficiência de processos, solucionar problemas e proporcionar resultados positivos para o negócio.

Cada vez mais as mudanças fazem parte do cotidiano das empresas, devido ao avanço tecnológico e às transformações no contexto econômico. Para vencer desafios e evoluir, as companhias precisam lidar com situações para as quais nem sempre dispõem de conhecimento, de capital humano e de tempo apropriados.

Para suprir essa carência, as empresas geralmente contratam um consultor especialista. Veja com mais destalhes, em seguida, o que faz esse tipo de profissional e por que contratá-lo. Acompanhe!

Qual é o papel do consultor especialista?

Você talvez já tenha ouvido falar na palavra catalisador. Ele serve para acelerar a velocidade de uma reação química, ou seja, fazer com que o caminho entre o estágio inicial e o final seja feito de forma mais rápida. De modo simples, podemos dizer ainda que o catalisador permite que o ingredientes formem um produto em menos tempo.

No mundo corporativo, podemos comparar o papel do consultor especialista com a ação de um catalisador na química. O profissional que presta consultoria ajuda as empresas a encontrar soluções para problemas específicos.

Enquanto um consultor generalista pode atuar em toda a organização, para diagnosticar a situação do negócio e, só então, apontar caminhos de melhoria, um consultor especialista atua de modo mais focado, a partir de uma demanda já verificada pelo próprio cliente.

Como uma consultoria pode ajudar a minha empresa?

Muitos empresários se questionam a respeito de como o trabalho de uma consultoria pode ser útil para o sucesso da companhia. Quando a organização tem problemas identificados, como os que ocorrem nas áreas de finanças, investimentos, produção e comercial, fica mais fácil contratar um consultor especialista.

Na hora da escolha do profissional, é importante avaliar se o trabalho tem prazo estipulado para terminar, se os custos são fixos, se há comprometimento com resultados, se existe transferência de conhecimento etc.

Como o consultor especialista tem sólida formação em determinada área, ele consegue apontar soluções viáveis para que o cliente resolva problemas, bem como age de forma pontual, por conhecer com profundidade a área em questão.

Além disso, por ter um olhar externo, o consultor pode ter insights não percebidos por quem está habituado com a rotina da organização. Por ter vasta experiência, esse profissional pode ajudar a empresa a pular etapas ou a se prevenir de erros ou falhas.

Quais os riscos de não se contratar um consultor?

Num contexto de forte concorrência entre as empresas, esperar demais para tomar decisões pode custar muito caro para o negócio. O tempo perdido com o método de tentativa e erro pode servir para que uma empresa concorrente aumente participação de mercado e ganhe terreno na preferência do consumidor.

Como manter um tipo de profissional especializado no quadro de pessoal nem sempre é viável para uma empresa, a contratação de um consultor pode ser uma maneira de suprir uma carência temporária.

Se a organização prefere resolver um problema específico por conta própria, pode perder muito tempo para estudá-lo e para encontrar a melhor forma de solução. Como tempo é dinheiro, o negócio pode ser muito prejudicado com a espera e, em alguns casos, até inviabilizado.

Quer saber mais como um consultor especialista pode ajudar o seu negócio? Então, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos relacionados ao trabalho de consultoria e à gestão de empresas em geral!