Como empreendedor e líder empresarial, você sabe que tem grandes responsabilidades, não é mesmo? Embora a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos à sua base de clientes seja o elemento mais importante para o sucesso, é essencial adquirir uma compreensão sólida sobre a situação financeira da sua empresa. E isso envolve identificar o custo oculto.

Há muitos custos envolvidos em gerir um negócio. A negligência em identificá-los pode se voltar contra seus resultados de longo prazo. Neste artigo abordamos onde e como você pode encontrar esses custos. Boa leitura!

Material de escritório

Materiais de escritório não representam, de modo geral, um custo oculto. No entanto, muitas vezes pode se encaixar nessa categoria por que as empresas costumam ignorar o quanto é gasto.

Digamos que, certo dia, você gaste cem reais para papel de impressora; depois, mais algumas centenas para toner e tinta. Em breve, terá dispendido mil reais ou mais sem, ao menos, se dar conta.

Esses materiais são, sem dúvida, uma despesa necessária. E isso, por si só, é razão suficiente para planejar esses gastos. Você deve saber exatamente os valores que são destinados a esses itens, pois isso pode ajudar a estruturar planos de expansão futura.

Serviços essenciais

Não importa se você aluga ou é o proprietário do seu ponto de venda, gastos relacionados ao espaço físico da sua empresa podem estar corroendo lentamente os seus lucros.

Quanto você está gastando no serviço de internet? Quais os valores mensais relativos à luz elétrica e água? Assim como acontece em casa, esses custos podem crescer rapidamente e sem prévio aviso.

Antes de alugar um local ou adquirir uma propriedade, pense muito e cautelosamente. Pode ser que você esteja atualmente ocupando um espaço maior do que realmente necessita, o que significa que suas contas de serviços de utilidade serão maiores do que deveriam.

Contratação de ajuda especializada

Você pode precisar contratar ajuda externa de vez em quando. Se a sua empresa não terceiriza atividades secundárias e somente acessa esses serviços esporadicamente, então esse gasto deve ser considerado um custo oculto.

Por exemplo, você costuma contratar um advogado antes de assinar contratos? Já entrou em uma situação fiscal difícil e precisou trazer um contador? E quanto a algum tipo de emergência tecnológica? Sua empresa não pode conviver com problemas em telefones ou computadores durante períodos prolongados.

Taxas de serviço profissional podem realmente causar grandes impactos sobre suas finanças, especialmente se a sua empresa não realizou nenhum tipo de previsão ou planejamento estratégico para essa área do negócio.

Custos de tecnologia

Atualmente, todo negócio precisa de uma presença na web. Para que sua empresa possa contar com um site de aparência profissional e hospedá-lo, é necessário gastar dinheiro.

A proteção de seus dados é fundamental e pode implicar o pagamento de um serviço de backup online ou o uso de uma solução na nuvem, por exemplo.

Não há nada melhor do que gerir um negócio de sucesso. Se você quiser melhorar seus resultados e planejar eficientemente o crescimento futuro de sua empresa, mantenha em vista todo e qualquer custo oculto que possa aparecer e esteja sempre pronto para implementar soluções capazes de reduzi-los.

Gostou do nosso post? Então, não perca a oportunidade de saber mais! Confira porque as empresas quebram!