Cada vez mais disputado e dinâmico, o mercado atual exige decisões rápidas e certeiras — e isso vale para qualquer ramo de atuação. Desse modo, a contratação de uma empresa de consultoria empresarial é fundamental para o negócio, já que a visão externa pode levar a uma reestruturação processual importantíssima, criando as condições ideais para o atingimento das metas corporativas

No entanto, por que buscar uma consultoria externa? Não há dúvidas de que as corporações são compostas de profissionais gabaritados e capazes de produzir resultados. Mas, por outro lado, eles também padecem de um mal comum no mercado atual: a completa imersão na rotina processual, o que faz com se afastem das inovações, tornando míope a visão estratégica e dificultando a tomada de decisões. 

Por isso, a construção do futuro da empresa passa por uma revisão constante de processos, dando preferência para o trabalho da consultoria externa. Neste post, vamos listar as principais razões para você apostar nesse modelo, mostrando a forma como os resultados podem ser atingidos. Vamos lá? 

1. Visão externa

A consultoria empresarial é formada por um grupo de profissionais especializados em cultura corporativa. A sua função é oferecer uma visão crítica completa a respeito da organização, identificando pontos de melhoria e propondo soluções viáveis. 

Esse trabalho dificilmente seria possível se contasse apenas com profissionais da própria corporação. Isso porque aqueles que estão mergulhados na rotina, dificilmente, enxergam defeitos naquilo que está sendo feito.

Muitas vezes, processos são conduzidos da mesma forma durante anos e anos. Do ponto de vista interno, eles parecem perfeitos, já que permitem entregar o produto final. 

É por isso que a visão externa se faz necessária: o olhar de quem não está mergulhado na rotina é, naturalmente, mais crítico e antenado. Com isso, as soluções vêm com mais facilidade. 

2. Disponibilidade

Além da visão estratégica, o distanciamento operacional dos consultores também faz com que eles sejam mais disponíveis para realizar reuniões a qualquer momento. Ao contrário dos funcionários e gestores da organização, os consultores estão 100% dedicados ao projeto de consultoria na empresa, sem terem que se preocupar com a rotina organizacional. 

Com isso, o projeto torna-se mais dinâmico, uma vez que os consultores podem ser demandados a qualquer momento, propondo soluções e, até mesmo, mudanças de rota necessárias. 

3. Resultados mais rápidos

Qualquer segundo perdido, no mercado atual, pode significar a perda de um negócio importante. Por isso, a tomada de decisões deve ser imediata e baseada em dados e informações contundentes

A consultoria empresarial é capaz de entregar essa base de dados mais rapidamente, gerando maior dinamismo nos negócios, com base na tomada de decisões ágil e adequada. 

A atuação do gestor deve ser amparada em recursos, conhecimento e experiência. Essa tríade precisa ser alimentada todos os dias, para que se mantenha a capacidade de levar a organização a atingir os resultados esperados.

Por mais que se confie na equipe interna, a verdade é que a consultoria empresarial, com seus profissionais especializados, acaba se tornando uma espécie de “conselho informal”, trazendo os subsídios necessários para um correto gerenciamento da máquina. 

4. Foco em projetos e resultados

Projetos têm como característica o fato de apresentarem um início, um meio e um fim. Por isso, as empresas atuais têm priorizado bastante esse formato, já que ele permite uma melhor avaliação do andamento dos trabalhos, favorecendo também uma análise completa dos resultados, após a conclusão. 

A consultoria externa prioriza o estabelecimento de projetos específicos dentro da empresa, buscando entregar os resultados desejados com maior exatidão. Quer entender melhor? 

Então, imagine que a sua empresa contrata uma consultoria externa para solucionar problemas em processos de gestão de pessoas. Para que o trabalho não se arraste, são estabelecidos objetivos e metas para se chegar aos resultados. Tudo isso faz parte do escopo do projeto, que também delimita a forma de atuação. 

Ao longo da execução, são feitas as verificações e as mudanças de foco necessárias, chegando-se a um resultado. No final do projeto, você terá resolvido o seu problema de gestão de pessoas, podendo avaliar a forma como as soluções foram obtidas e a sua satisfação com elas. 

Por isso, o trabalho por projetos é sempre priorizado quando uma consultoria empresarial é contratada. 

5. Melhoria dos processos

revisão de processos é um trabalho que deve ser realizado constantemente. Isso porque, à medida que o tempo passa, novas metodologias surgem, e se a empresa não se atualizar, acabará engolida pela fúria do mercado. 

A revisão de processos está sempre no escopo da consultoria empresarial. E, nesse caso, a visão externa só traz benefícios. Afinal de contas, como constatar a defasagem processual, se os colaboradores estão mergulhados na rotina?

Processos que “funcionam” durante muito tempo criam um vício temporal difícil de ser constatado. Principalmente porque, no final das contas, a entrega final é realizada. Imagine uma montadora de carros que, durante anos, utiliza o mesmo processo para fabricar o seu motor. Bem, se o propulsor fica pronto no final, e os carros são vendidos, então, onde está o problema? 

A resposta é: no prazo e no desgaste gerado. Certamente, com o passar dos anos, novas técnicas surgiram, possibilitando que o mesmo motor seja fabricado utilizando menos recursos e gastando menos tempo. Porém, como identificar isso sem a ajuda de uma equipe de consultores? Será difícil se o time estiver mergulhado nessa rotina que, na visão dele, funciona bem. 

Por isso, a revisão de processos constante deve ser conduzida com o auxílio de uma visão externa, mais antenada com as melhores práticas e pronta para oferecer soluções viáveis. 

6. Nova imagem corporativa

O resultado de todo o trabalho da consultoria empresarial, além da maior eficiência corporativa, está na imagem. Uma empresa que tem bons processos e que entrega seus produtos e serviços no prazo, com qualidade e bom atendimento, ganha com a boa fama junto aos consumidores. 

A imagem corporativa é, hoje em dia, um dos ativos mais valiosos das organizações e é preciso cuidar dela constantemente, com bastante zelo. 

Se a sua organização está precisando uma empresa de consultoria empresarial, que tal entrar em contato conosco? Temos as melhores soluções para o seu negócio, contando com uma equipe especializada e muita experiência!