Organizações que desejam crescer e se desenvolver em seu segmento de atuação precisam de um planejamento estratégico forte e bem orientado para resultados. Ele deve levar em consideração a importância das metas para empresas, permitindo que toda a equipe esteja envolvida no desenvolvimento e no atingimento dos objetivos pretendidos.
Ainda não sabe por que é tão importante trabalhar com metas na sua empresa? Então continue lendo este artigo e descubra!
O planejamento estratégico dá as bases para as metas
O planejamento estratégico deve estar baseado no tripé missão, visão e proposta de valor. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles:
Missão: trata-se da razão de ser da empresa, do motivo de sua existência e continuidade no mercado;
Visão: aponta para o futuro da organização. A visão pode ser de curto, médio ou longo prazo, mas deverá apontar para um norte, que deve ser seguido por toda a equipe;
Proposta de valor: são os valores que estão presentes no DNA da organização e que foram trazidos por seus fundadores. Em geral, definem a cultura organizacional.
A partir da definição destes conceitos, o planejamento estratégico é formatado de forma global, para que toda a empresa tenha conhecimento dos objetivos. São esses objetivos que vão dar origem às metas para todas as áreas e colaboradores.
As metas para empresas devem ser factíveis e desafiadoras
As metas estarão divididas em 3 grupos de planejamento:
Planejamento estratégico: comporta os objetivos globais, de toda a organização;
Planejamento tático: é o planejamento que deriva do estratégico e traz as metas para cada área de atuação. Ele deve sempre estar orientado para o cumprimento das metas globais;
Planejamento operacional: mais individualizado, o planejamento operacional traz as metas por colaborador ou por times de trabalho.
O mais importante para se definir uma meta é levar em consideração a sua possibilidade de realização: elas devem ser factíveis e desafiadoras.
Isso quer dizer que as metas devem ser difíceis, na medida em que é preciso muito trabalho, planejamento e estratégia para serem atingidas. Por outro lado, não podem ser fáceis ou extremamente realizáveis em pouco tempo.
O conjunto de todas as metas da empresa forma o plano de metas, que deverá ser acompanhado constantemente pelos gestores
É preciso adotar métodos de acompanhamento eficazes
Para que o planejamento não saia do rumo e as metas sejam cumpridas da forma como foram pensadas, é preciso estabelecer um método de acompanhamento em tempo real. Dentre todas as metodologias, a mais usada atualmente é o Balanced Scorecard (BSC).
Esse sistema funciona por meio de um painel que reflete os objetivos presentes no planejamento estratégico da organização. A cada realização, ele deve ser alimentado para que mostre, percentualmente, o andamento de todas as metas por meio de indicadores de resultados.
Assim, é possível acompanhar a evolução, verificar se as estratégias traçadas estão de acordo com o necessário e até mesmo corrigir os rumos da execução do planejamento.
É bom lembrar que o planejamento não deve ser imutável, mas é preciso que os gestores sejam rígidos em sua execução. Caso contrário, será muito mais difícil atingir os objetivos.
Agora que você já sabe a importância das metas para empresas e como estabelecer um bom planejamento estratégico, leia também sobre a gestão financeira e orçamentária! Este conjunto de ações configuram o principal objetivo do trabalho dos gestores e deve estar na ponta da língua!