Toda empresa que deseja ser sustentável por muitos anos, aumentando seus resultados e expandindo suas operações, deve estar atenta à escalabilidade do negócio.

Afinal, é a escalabilidade que mede a capacidade de crescimento de uma organização, sem que a empresa perca as qualidades que agregam valor ao seu produto ou serviço.

Portanto, podemos afirmar que a escalabilidade do negócio é o parâmetro que mensura o seu potencial de expansão, atuando com sucesso ao mesmo tempo em que se desenvolve.

Neste post, vamos apresentar informações sobre a escalabilidade de um negócio, além de dicas de como você pode tornar sua empresa escalável. Confira!

Entenda quando um negócio é escalável

Normalmente, um negócio que é considerado escalável evidencia as três características básicas abaixo:

  • É ensinável: se você consegue orientar e instruir um funcionário quanto ao seu processo de produção, este é um sinal de escalabilidade. Ao possibilitar o ensino da operação, o negócio se torna flexível, viabilizando sua expansão de acordo com o planejamento que foi delineado;
  • É valioso: quando a oportunidade se une ao conhecimento exclusivo, gera-se valor para a empresa. Ao se especializar em uma atividade específica, uma organização consegue obter um importante diferencial competitivo perante a concorrência. Com isso, o produto ou serviço que ela fornece ao mercado terá muito mais valor agregado.
  • É replicável: outro sinal que demonstra a escalabilidade de um negócio é a geração de receitas recorrentes com a reprodução dos seus processos. Quando a modelagem de sua produção funciona, significa que existe espaço no mercado para expandir as operações.

Saiba para que serve a escalabilidade do negócio

Entender qual é o nível de escalabilidade do seu negócio é fundamental para entender qual a capacidade de crescimento da empresa dentro do seu mercado de atuação. Outra questão que está relacionada à escalabilidade do negócio é o entendimento de como e onde estão as possíveis falhas do seu modelo de operação.

E não é só isso: empresas que buscam capital de terceiros para investir em sua expansão devem estar atentas a um fato importante.

Os investidores, para definir o nível do seu interesse em aplicar seus recursos no seu negócio, avaliam com rigor o nível de escalabilidade da empresa em que pensam em investir.

O propósito da escalabilidade é maximizar o volume nas atividades de produção — desde que os custos da operação não sofram aumento.

Isto quer dizer que uma organização com boa escalabilidade apresenta crescimento em seu faturamento, sem que haja necessidade de elevar suas despesas proporcionalmente.

Dessa forma, cria-se um grande potencial de expansão.

A existência da escalabilidade no seu negócio garantirá que ela exerça suas atividades com êxito ao mesmo tempo em que se desenvolve.

Logo, a escalabilidade representa um potencial de expansão ilimitado, sendo esta uma grande contribuição para analisar tudo que sua empresa pode alcançar em termos de crescimento e ampliação de suas operações.

Compreenda as vantagens do crescimento sustentável

O investimento em um plano com foco no crescimento de forma sustentável garante o desenvolvimento da empresa de acordo com as suas expectativas, sem que a operação seja prejudicada enquanto isso acontece.

Assim, essa ampliação das atividades acontecerá baseada em uma sustentação sólida, permitindo que a organização cresça sem sem causar prejuízo ao seu caixa, à qualidade dos produtos ou serviços e à performance agora e no futuro.

Resumindo: ao crescer de um jeito ordenado, o impacto na rentabilidade, na lucratividade e na saúde financeira da empresa como um todo será significativamente reduzido ou até mesmo anulado.

Por isso, a continuidade da empresa fica garantida, evitando que seu capital seja explorado de forma irresponsável e equivocada. Consequentemente, é mantido um ambiente propício para o desenvolvimento a longo prazo.

Um planejamento focado na expansão sustentável de uma organização, em geral, é realizado tendo como objetivo gastar o mínimo de recursos financeiros possíveis, de modo a otimizá-los sempre que possível.

O crescimento sustentável também deve ter como premissa criar um ambiente em que a inovação dos processos e produtos seja favorecida, visto que inovar ajuda na melhora dos fluxos de trabalho e no desenvolvimento de mudanças benéficas que serão refletidas em seus clientes.

Conheça dicas de como tornar o seu negócio escalável

Para que você possa colocar o conceito de escalabilidade do negócio em prática, listamos abaixo algumas dicas de como preparar a empresa para ter um crescimento sustentável.

Otimize processos

A prioridade de uma empresa que quer crescer de maneira saudável deve ser o fortalecimento dos seus processos internos.

Para isso, procure analisar se esses processos funcionam corretamente não só para o tamanho do negócio atual, mas também para a situação da organização ter de duas a três vezes o tamanho de hoje.

Dessa maneira, será preciso apenas somar os recursos necessários para o crescimento, sejam eles capital financeiro, máquinas ou o aumento do quadro de funcionários, sem haver necessidade de remodelar todos os fluxos de trabalho.

Aumente a produtividade e diversifique

Não há crescimento sem aumento da produtividade, o que demanda investimentos em equipamentos, insumos e profissionais qualificados.

Também será necessário pensar na ampliação do espaço destinado à linha de produção.

Faça um bom estudo, analise cenários e veja se vale a pena abrir uma filial, alugar ou comprar um terreno para fragmentar sua produção, atendendo uma área maior.

Dessa forma, você também terá a possibilidade de diversificar seus produtos ou serviços comercializados.

Mantenha a saúde financeira da organização

A hora certa de apostar na expansão da empresa é quando você identificar que ela está financeiramente saudável — afinal, aumentar suas operações tem um custo e requer capital.

Sendo assim, faça uma análise financeira e avalie se o momento financeiro da organização está devidamente sob controle antes de pensar no crescimento do negócio.

Esteja consciente que o aumento das receitas e o lucro relativo à expansão poderão levar tempo.

Por isso, o gestor deve ter como premissa assegurar o capital de giro suficiente para manter as operações funcionando até que isso aconteça.

Neste post, mostramos para você que não basta desejar que sua empresa cresça: isso deve acontecer de forma desordenada para não causar sérios danos à sua operação.

Portanto, ao pensar na escalabilidade do negócio, procure analisar o cenário financeiro da organização.

O que achou deste assunto? Foi útil para você? Para ler mais sobre gestão empresarial, siga-nos no Facebook!