Gerenciar um negócio não é uma tarefa simples, mas sim um grande desafio que exige bastante dos empreendedores. Independentemente de a empresa ser um pequeno negócio ou uma multinacional, é preciso atenção e seriedade ao realizar a sua gestão.
Grande parte dos empresários está sempre em busca de práticas inovadoras que visam a redução dos custos e o aumento dos lucros, entre outras ferramentas que possam proporcionar muitos ganhos.
Caso você também esteja à procura de novas maneiras de aperfeiçoar seu negócio, não se preocupe! Trazemos, neste post, 7 ferramentas de gestão empresarial que sua empresa não pode deixar de conhecer. Confira!
1. Planejamento estratégico
Todo negócio possui objetivos a serem alcançados e uma missão a ser seguida, e o planejamento estratégico é, sem dúvidas, um dos principais responsáveis para que a empresa consiga alcançá-los.
Podemos dizer que o planejamento é o processo responsável por alinhar as metas com todas as tarefas e processos necessários para que os objetivos sejam cumpridos. Mas lembre-se: para realizar o planejamento estratégico, as condições internas e externas da empresa devem ser consideradas. Somente assim será possível alcançar a evolução esperada.
Para ajudá-lo no planejamento estratégico, não deixe de saber como manter o foco do planejamento e gestão empresarial.
2. KPI
Não basta simplesmente estipular metas e planejar todas as tarefas necessárias para que elas sejam alcançadas, e pronto! É necessário acompanhar todos os processos e o desempenho da empresa. Por isso, uma das ferramentas de gestão empresarial mais utilizadas no mundo é o KPI, sigla para Key Performance Indicators — Indicador-chave de Performance.
Ao utilizá-lo, é possível detectar gargalos de produção e falhas em processos, além de monitorar o desempenho de toda a corporação ou de apenas alguns setores.
Os KPIs são fundamentais para a administração de qualquer negócio, pois são a melhor representação da situação na qual a empresa se encontra, além de permitir a comparação com resultados passados e até mesmo com outros negócios.
Não deixe de conhecer os 6 KPIs que toda empresa de sucesso usa e que você deve utilizar para se destacar no mercado!
3. Análise SWOT
A análise SWOT, também conhecida como matriz SWOT, é um recurso muito utilizado para auxiliar o planejamento estratégico e o crescimento do negócio.
O termo SWOT remete a algumas palavras inglesas: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por meio dessa ferramenta, é possível aprofundar o conhecimento sobre o negócio e também realizar uma análise minuciosa do contexto em que a sua empresa está inserida.
A matriz SWOT serve para analisar os pontos fracos e fortes da empresa, ajudando a contornar riscos e ameaças — concorrência, barreiras econômicas, falta de fornecedores, entre outros — e a aumentar as oportunidades de sucesso.
4. Ciclo PDCA
Não podemos deixar de citar, ainda, o ciclo PDCA (Plan–Do–Check–Act): Planejar–Fazer–Checar–Agir. Essa ferramenta é uma técnica de qualidade total muito utilizada em todo o mundo. O ciclo PDCA permite que as empresas realizem melhorias nos processos enquanto todos os resultados são avaliados.
O ciclo permite verificar a eficácia da implantação de novos planos de ação, acompanhar mudanças e checar se problemas estão sendo solucionados, além de ser uma ferramenta fundamental nos processos de melhoria contínua.
5. Matriz GUT
Gravidade, Urgência e Tendência são os pilares analíticos dessa matriz, que tem por objetivo ajudar na elaboração de estratégias para a resolução de problemas. Afinal, tão importante quanto resolver os entraves em que muitas vezes um negócio se vê inserido é o tempo que se leva para solucioná-lo.
A matriz GUT faz a classificação de cada problema da organização considerando as bases que dão nome a ela. Veja uma breve explicação de cada uma:
Gravidade
O gestor deve analisar qual o tamanho do impacto, caso a adversidade não seja solucionada (de forma qualitativa ou quantitativa). A empresa corre o risco de falir? Pode perder clientes importantes? Sua imagem perante seus públicos de interesse pode ser prejudicada? A situação analisada precisa ser pontuada de 1 a 5, sendo 1 sem gravidade, 2 pouco grave, 3 grave, 4 muito grave e 5 extremamente grave.
Urgência
Esse é o critério para verificar o prazo para se resolver determinado problema. Afinal, a pressão do tempo é diferente para entraves que envolvem prazos definidos por lei, por exemplo, ou o retorno para seus clientes.
A pontuação desse parâmetro também vai de 1 a 5, sendo que problemas classificados como 1 podem esperar, 2 são pouco urgentes, 3 são urgentes e merecem atenção no curto prazo, 4 são muito urgentes e 5 precisam de atenção imediata.
Tendência
A administração da empresa deve examinar qual é a tendência de evolução da situação que precisa ser resolvida. A análise de um problema pode ser realizada considerando qual será o desenrolar da história, caso nenhuma ação seja efetivamente implantada para solucioná-la, estudando qual seria o impacto no crescimento desse entrave com o passar do tempo.
Pontue a tendência no transtorno que está sendo objeto da matriz GUT partindo de 1 para os que não mudarão caso nada seja feito, 2 podem piorar a longo prazo, 3 podem piorar a médio prazo, 4 tendem a piorar no curto prazo e 5 correm o risco de piorar rapidamente.
6. Matriz BCG
Um estudo baseado no market share (participação de mercado) e no exame do conjunto de produtos ou serviços oferecidos permite que a empresa formule suas estratégias de ação. O título BCG foi dado por causa do nome da consultoria criadora dessa matriz, Boston Consulting Group, onde trabalhava Bruce Handerson, inventor desse método.
Os 4 tipos de fontes de receitas ou resultados que esse método conceitua são:
Estrela
São produtos ou serviços com alta participação no mercado, taxa elevada de crescimento e grande potencial de rentabilidade. Apesar de exigirem muito investimento, valem a dedicação por parte da empresa, pois vivem o período de ascensão dentro da curva de análise.
Vaca leiteira
Aqueles produtos ou serviços altamente lucrativos, mas que se encontram em um mercado que parou de crescer e se mantém estável estão nessa categoria da matriz BCG. Eles apresentam pequenas taxas de crescimento, mas por ganharem dinheiro e produzirem naturalmente, não precisam de grandes investimentos.
Ponto de interrogação
Aqui, estamos falando de um mercado promissor, com alto potencial de crescimento, em que a empresa está entrando. Por isso, necessitam de grandes investimentos, porém o retorno dessa aplicação de recursos ainda é incerto. Ao aplicar seu capital em um produto ou serviço dessa categoria, a organização deve ter como objetivo alcançar o estágio de Estrela ou Vaca Leiteira.
Abacaxi ou Mascote
Esse é um produto ou serviço que já atingiu seu ponto máximo de lucratividade e, mesmo sem grandes perspectivas de vendas, ainda demanda grandes esforços e dinheiro. Como ele não produze mais o suficiente para justificar toda essa energia por parte da empresa, vale a pena considerar a atualização do portfólio e descontinuar esse produto ou serviço.
Muitos negócios, produtos ou serviços possuem um ciclo de vida que percorre os 4 quadrantes dessa matriz, começando pelo Ponto de Interrogação e atingindo a Estrela.
7. Modelo de negócio Canvas
Essa ferramenta é muito utilizada na construção de modelos de negócio, podendo ser usada para inovar e criar uma diferenciação da sua empresa perante seus concorrentes. O Canvas também é um instrumento útil para o lançamento de novos produtos ou serviços, e até mesmo para começar a atuar em novos mercados.
Apesar de muito utilizado para definição do modelo de negócio em startups, o Canvas também representa uma solução extremamente eficiente para empresas que já estão operando e querem se reestruturar, pois ele descreve o funcionamento de uma organização em todas as suas áreas de atuação, além de seu desenvolvimento.
O quadro de modelo de negócios do modelo de planejamento estratégico proposto pelo Canvas é baseado nas respostas para 9 perguntas:
- Proposta de valor: sua empresa oferece algum produto ou serviço único para seus clientes?
- Atividade principal: quais são as atividades chaves para entrega da proposta de valor?
- Segmentação de clientes: qual será o público em que a empresa concentrará seu foco?
- Canais de comunicação e distribuição: de que forma o produto ou serviço alcançará o cliente?
- Relacionamento com o cliente: como a empresa vai se comunicar com seus consumidores?
- Fonte de receita: quanto os clientes estão dispostos a pagar pela proposta de valor oferecida pela empresa?
- Estrutura de custos: quais são os custos envolvidos para que a operação do negócio funcione?
- Parcerias estratégicas: que atividades chaves executadas por terceiros auxiliarão na composição da oferta?
- Principais recursos: quais são os recursos indispensáveis para que a atividade principal seja realizada?
Neste post, mostramos para empreendedores e tomadores de decisões como inovar com a aplicação de diferentes metodologias de gestão empresarial.
Começamos pela importância do planejamento estratégico, que deve conter a análise SWOT como ferramenta de apoio, e seguimos para análise de indicadores de desempenho. Afinal, sem eles não há como mensurar se as metas estabelecidas para o negócio estão sendo atingidas.
Explicamos que o ciclo PDCA é de grande relevância para aprimorar os processos de um negócio. Depois, demos a dica de como otimizar a resolução de problemas com a Matriz GUT, melhorando a eficiência do gerenciamento de possíveis entraves que podem colocar em risco o crescimento da empresa.
Por fim, abordamos o conceito do ciclo de um produto ou serviço pela Matriz BCG, para auxílio na formulação de estratégias de ação, e o modelo de negócios Canvas, que permite ao gestor diferenciar sua empresa em relação à concorrência.
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One comment
gostei bastante das 7 ferramentas, e gostaria tanto que o senhor, pudesse partilhar comigo as sua experiências e métologias de como gerênciar uma empresa ,nocaso em que eu tiver dificuldade de gerir o meu escritório de contabilidade.quero tanto contar com apaio do senhor.