Realizar a gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. É necessário superar uma série de desafios como: garantir um fluxo de caixa positivo, investir em novos produtos ou serviços de qualidade, superar a concorrência, manter uma boa margem de lucro, entre outros. Para lidar com todos esses desafios os empreendedores precisam de uma gestão de riscos financeiros para que tudo saia como o planejado.

Esse tipo de gestão nada mais é do que administrar e entender as incertezas envolvidas e conseguir amenizá-las de forma a obter os resultados esperados. Para ajudá-lo a superar os riscos financeiros, separamos os 6 maiores desafios a serem enfrentados. Confira!

#1 Risco de crédito

Podemos o risco de crédito como a possibilidade de perda econômica em função da incerteza do recebimento de valores de um tomador de empréstimo ou contraparte. Em outras palavras, esse risco refere-se à possibilidade de uma instituição não receber o valor negociado devido à inadimplência. O descumprimento de pagamento não pode ser sempre evitado, mas sim prevenido ou controlado por meio da análise de crédito.

#2 Risco operacional

O risco operacional é um risco financeiro que atinge não apenas as instituições financeiras, mas também as não financeiras. Podemos relacioná-lo às perdas ocasionadas por falhas de processos, pessoas, sistemas e diversos outros eventos, podendo ser externos ou internos. Por ser bastante amplo, esse risco muitas vezes não é considerado nas previsões orçamentárias, o que pode intensificar os danos.

#3 Risco jurídico

Podemos relacionar o risco jurídico à legislação vigente no país, considerando os prejuízos financeiros que podem ocorrer quando a justiça é acionada. A melhor forma de evitar esse risco é contando com uma assessoria jurídica, ficando atento aos direitos do consumidor e também às leis trabalhistas.

#4 Risco de câmbio

O câmbio varia diariamente, as moedas podem desvalorizar ou valorizar de uma hora para outra, podendo impactar as mais diversas transações financeiras. Pelo fato da economia atual ser altamente globalizada o risco de câmbio é muito presente. A melhor forma de evitá-lo é ficar atento ao mercado e às notícias, buscando prever as tendências e evitar perdas para a empresa.

#5 Risco de mercado

Esse risco mede a possibilidade de perdas em função da variação de fatores de risco. O risco de mercado é uma análise de curto prazo que leva em consideração os seguintes fatores:

  • Juros pré-fixados
  • Taxas de juros
  • Índices de preços
  • Ações
  • Fundos

Como amenizar os riscos financeiros?

A melhor forma de amenizar esses riscos é reunindo a maior quantidade possível de informações e analisar todo o segmento no qual se está inserido. Assim é mais fácil entender todo o contexto e conseguir prever algumas tendências.

Caso você não tenha tempo para levantar todas essas informações, procure a ajuda de especialistas ou uma consultoria. Um profissional pode esclarecer diversas dúvidas e ajudá-lo a enxergar as melhores opções. Agora que você já conhece quais são os maiores desafios para realizar uma gestão de riscos financeiros e quais as melhores formas de amenizá-los, não perca tempo e coloque tudo que aprendeu em prática!

Entendeu cada um dos riscos citados? Conhece algumas outras formas de evitá-los? Que tal deixar o seu comentário aqui embaixo, contando pra gente?