Você sabe qual a importância da governança corporativa nas empresas? Compreender esse conceito é uma necessidade, não apenas dos tomadores de decisões, mas também de qualquer profissional inserido no mundo economicamente globalizado em que vivemos.

Saber para que serve e como aplicar a governança corporativa, além dos princípios que norteiam essa forma de gestão empresarial, se torna um grande diferencial para o seu negócio.

Por isso, para ajudar você, apresentamos as principais características e 4 benefícios ao aplicar a governança corporativa nas empresas. Confira!

A definição e os princípios da governança corporativa

Podemos definir como governança corporativa o conjunto de práticas que tem como objetivo aperfeiçoar o nível da gestão de uma empresa. Sua finalidade é atender os anseios dos públicos de uma organização, de modo a resguardar a sua relevância institucional a longo prazo.

Vale ressaltar que estão inseridos na concepção de públicos de um negócio seus funcionários, clientes, fornecedores, parceiros, governo, investidores, comunidade ou quaisquer outras pessoas ou instituições que se relacionem com a empresa. Outro nome muito usado pelo mercado para essa definição é o termo stakeholders.

Conforme esse conceito foi sendo aplicado nas empresas, o mercado passou a sistematizar as informações que envolvem essa forma de gestão empresarial.

Dessa forma, 4 princípios fundamentais passaram a guiar as normas e práticas da governança corporativa — com o propósito de assegurar a lisura no comando de uma empresa. Assim, os direitos de todas as partes interessadas ficam protegidos, da mesma maneira que privilégios ou práticas irregulares tendem a ser evitados.

A seguir, conheça 4 princípios da governança corporativa:

1. Transparência

Todo tipo de decisão ou procedimento dentro de uma empresa tem que ser exposto aos públicos da organização de uma maneira que facilite seu entendimento. Ter uma cultura de transparência é essencial para salvaguardar o bom relacionamento entre o empreendimento e seus stakeholders, a fim de engajá-los a alcançar os mesmos objetivos do negócio.

2. Equidade

Esse princípio envolve a relação de igualdade que deve permear todos os níveis de uma empresa, desde o topo até a base do organograma organizacional. Para tanto, são essenciais canais de comunicação eficientes e abertos para que todos colaborem com suas ideias e considerações. Dessa forma, fica garantida a fluidez dos processos.

3. Prestação de contas

Sem prestação de contas, não há como uma relação de transparência ser estabelecida como princípio dentro de uma empresa. Esse procedimento incrementa o controle e planejamento dos processos da organização, por meio da documentação de todas as tarefas executadas — desde os recursos financeiros até os deveres perante os públicos envolvidos.

4. Responsabilidade corporativa

Para que uma empresa consiga crescer de forma contínua e bem estruturada, ganhando cada vez mais mercado em seu setor de atuação, ela precisa consolidar uma imagem responsável. Para isso, é preciso ter uma visão global dos impactos das ações da organização no ambiente em que está situada, além da sua relação com as pessoas e com o ecossistema.

A finalidade da governança corporativa nas empresas

Explicando de uma forma bem simples, o intuito da governança corporativa é colocar ordem na casa. Dessa forma, ao procurar a captação de investidores, por exemplo, uma empresa que aplica os conceitos de governança corporativa em sua gestão administrativa terá muito mais credibilidade para conquistar o capital de terceiros.

Demonstrar transparência nos processos que envolvem o gerenciamento de um negócio ou, até mesmo, procedimentos documentados para resolução de conflitos internos, faz com que essa empresa seja mais bem-vista no mercado.

Uma empresa que baseia sua gestão nos princípios da governança corporativa tem muito mais chances de sobreviver em meio aos seus concorrentes, obtendo um papel de relevância dentro do seu setor de atuação.

Isso acontece porque a tomada de decisões se torna mais assertiva ao acompanhar as tendências do mercado. O processo de controle do quadro de colaboradores e times dentro da empresa fica mais eficiente, visto que os processos são igualitários e imparciais.

Sendo assim, a finalidade da governança corporativa é aumentar a confiança dos stakeholders perante a empresa, por meio da aplicação dos princípios já citados anteriormente.

Agora que você já sabe para que serve esse sistema de administração de empresas, está na hora de conhecer as vantagens que ele traz para o seu negócio!

Os 4 benefícios da governança corporativa nas empresas

Não basta apenas compreender o conceito de governança corporativa. É preciso que os gestores das organizações tenham consciência dos benefícios que esse sistema de normas e procedimentos traz para uma empresa. Por isso, vamos abordar abaixo as 4 principais vantagens da sua aplicação em qualquer empreendimento:

1. Atração de investimentos

Para um investidor decidir aplicar seus recursos em uma empresa, ele precisa sentir segurança na organização, tanto em relação a transparência de seus processos administrativos e financeiros, quanto à sua responsabilidade corporativa. Afinal, o valor da imagem da empresa, apesar de intangível, é um dos principais ativos de qualquer negócio.

A prova disso é que a própria Bolsa de Valores brasileira lista empresas com base no seu grau de governança corporativa. O Novo Mercado, segmento da Bolsa de Valores, engloba apenas as organizações que seguem os padrões mais avançados de governança.

2. Visibilidade da marca

Melhorar a imagem da empresa, perante os seus públicos de interesse, automaticamente garante a valorização da sua marca ou do portfólio de marcas que ela possa controlar. O consumidor se relaciona com um produto ou serviço de acordo com o valor que ele enxerga na marca em questão.

Além disso, a visibilidade também cresce na medida em que o processo de desenvolvimento e expansão da organização não é interrompido por nenhum motivo.

3. Prevenção de problemas

Basear a gestão de um negócio na governança corporativa é um grande auxílio para prevenir problemas que possam vir a comprometer todas as operações da empresa. Podemos citar como exemplos casos de abusos de poder, erros estratégicos por parte da direção da organização que venha a sofrer com a centralização de poder e conflitos de interesse.

4. Ações concretas e efetivas

Não basta uma empresa definir sua missão, visão e valores e não as aplicar de forma efetiva na rotina de sua operação. Isso, aliás, pode afetar gravemente a imagem do negócio. Dessa forma, converter esses princípios em condutas e comportamentos práticos é uma grande vantagem do sistema de governança corporativa.

Agora que você já sabe para que serve a governança corporativa nas empresas, continue informado e assine a newsletter para receber conteúdos exclusivos sobre gestão empresarial!