Os indicadores para tomada de decisão são ferramentas extremamente importantes para que os gestores sejam capazes de mensurar a eficiência da empresa. Os dados obtidos por meio desses indicadores também fazem com que as decisões sejam mais acertadas, com base em números concretos.
Existem diversos tipos de indicadores, sendo que os mais usados nos negócios são os financeiros, estratégicos, gerenciais e de desempenho.
Neste post, apresentamos as principais razões pelas quais você deve trabalhar com indicadores na empresa, mostrando de que maneira eles influenciam e impactam diretamente na tomada de decisões. Confira!
Otimização de recursos
Ao utilizar indicadores de desempenho financeiros, por exemplo, o gestor é capaz de identificar se os recursos da empresa estão sendo empregados da maneira correta. Para isso, um indicador importante é o ROI (Return Over Investment).
Essa é uma métrica que está muito popular ultimamente entre os empresários e gestores de empresas. O motivo da popularidade é a simplicidade que envolve seu cálculo, somada à capacidade de retratar o sucesso do negócio.
O ROI mede o retorno de investimento, ou seja, o quanto a empresa está lucrando ou tendo prejuízo em relação a cada investimento realizado. Esse indicador calcula quantos reais de retorno foram ganhos por real investido. Ele pode ser mensurado em diferentes áreas do negócio, como marketing, vendas, atendimento ao cliente, entre outros.
Redução de erros
De acordo com Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, “se você não pode medir, não pode gerenciar”. E se você não pode gerenciar, não tem como saber o que está dando certo e o que não está. Portanto, é fundamental conseguir controlar tudo o que acontece em um negócio, para avaliar de maneira quantitativa os resultados adquiridos.
É importante ressaltar que gestão empresarial é uma ciência. Isso significa que deve ter base em fatos. Por consequência, quando um gestor passa a conduzir o seu negócio ou o seu time baseado somente na intuição, deixa de ser bem-sucedido.
Aumento do desempenho
Também é de responsabilidade do encarregado pela gestão da empresa realizar a avaliação de desempenho dos colaboradores, com o objetivo de promover o desenvolvimento das habilidades e competências de cada trabalhador.
Esse tipo de avaliação é fundamental para garantir o aumento da produtividade dos funcionários, mediante a aplicação de programas de engajamento e diferenciação da metodologia de gestão de pessoas.
Lembre-se que uma empresa é feita de pessoas. Logo, seus colaboradores são seu ativo mais valioso, pois o desempenho de cada um deles tem impacto nos resultados do negócio.
A promoção do desenvolvimento do quadro de funcionários da organização deve contar com investimentos em autogestão, um método que considera todos os trabalhadores capacitados a administrarem suas próprias atividades, com a intervenção mínima do gestor.
Elaboração de estratégias
Para uma empresa ter vantagem competitiva em relação aos concorrentes, é preciso ter um plano estratégico. Porém, de nada adianta criar ótimas estratégias sem saber como executar e controlar com eficácia.
Para ter sucesso no controle das estratégias traçadas, os indicadores de desempenho são ótimas ferramentas. Por meio deles, é possível perceber o que está dando certo.
Os KPIs também permitem que o gestor identifique quais ações necessitam de uma nova abordagem, para que os objetivos desejados pela empresa sejam atingidos.
Os indicadores para tomada de decisão proporcionam ao administrador da empresa uma visão clara e atual em relação à situação do negócio. Essa análise faz com que a elaboração de estratégias seja mais fácil, trazendo melhores resultados.
Afinal, o planejamento estratégico fica mais coerente com o que a empresa realmente precisa para alcançar suas metas.
Portanto, tome cuidado ao desenvolver ações planejadas sem que a situação atual e real da empresa tenha sido levada em consideração. Jamais tenha como base somente os objetivos a serem alcançados e o ambiente externo do negócio. É imprescindível olhar para dentro do empreendimento!
Avaliação do empreendimento
Mais uma razão para a utilização de indicadores ao gerir uma empresa é poder reconhecer os gargalos e riscos que o negócio pode estar enfrentando.
É mais comum do que se pensa ver os profissionais de uma organização caírem na zona de conforto. Com isso, não conseguem ver nada além do que já estão acostumados.
Para mudar esse cenário é indispensável fazer, preferencialmente de maneira contínua, o estudo de todos os processos, resultados, indicadores e outros fatores relacionados ao que a empresa produz e deixa de produzir, para que os gargalos sejam evidenciados.
Dessa maneira, decisões mais acertadas são tomadas e os recursos melhor aproveitados para contribuir positivamente com a lucratividade do negócio.
Identificação de pontos de melhoria
A mensuração dos resultados é um jeito de compreender a conjuntura na qual a empresa está inserida. Assim, o gestor é capaz de analisar se esse cenário está de acordo com o que é melhor para o negócio.
Além do mais, mensurar resultados contribui para que metas desafiadoras sejam criadas, com o intuito de instigar todos os membros da equipe na busca pelo êxito.
Identificar os pontos a serem aperfeiçoados também é uma ação pertinente a qualquer programa de melhoria contínua, tendo como objetivo fazer o diagnóstico da situação atual da empresa.
A análise de uma organização não tem como propósito somente identificar pontos negativos. É primordial que todo negócio examine como anda o seu desempenho, a fim de buscar a melhoria inclusive do que está sendo satisfatório.
Afinal, se a zona de conforto representa perigo em relação aos problemas, ficar acomodado com os bons resultados atingidos também não é uma boa ideia. O ideal é sempre olhar a concorrência pelo espelho retrovisor, sendo o modelo de negócio a ser imitado e não imitando nenhum outro.
Por fim, ressaltamos que contar com o apoio de uma consultoria de negócios capacitada faz com que o seu trabalho de análise estratégica de informações seja realizado de uma forma eficiente e qualificada.
Para contar com uma consultoria de gestão formada por Doutores e Mestres das principais universidade do país, altamente capacitados para ajudar na análise dos seus indicadores para tomada de decisão, entre em contato com o INEPAD Consulting agora mesmo!