Todo gestor de uma empresa tem como objetivo aumentar os resultados e expandir os negócios. A UNIMED Salto/Itu conseguiu alcançar a sustentabilidade financeira desejada com a contratação dos serviços da INEPAD Consulting.

Por isso, vamos falar sobre esse case de sucesso, em que a cooperativa construiu uma gestão altamente profissionalizada, organizada e qualificada para lidar com os desafios de administrar uma empresa. Confira!

Em que momento a UNIMED Salto/Itu percebeu que precisaria dos serviços da INEPAD?

Arnaldo Passafini, diretor-presidente da UNIMED Salto/Itu, assumiu a cooperativa em 2012. Nesse momento, havia muitos problemas financeiros. Por isso, foi feita uma avaliação interna e o corpo diretivo chegou à conclusão que não conseguiriam reverter aquele quadro sozinhos.

Segundo Arnaldo, que hoje está em sua segunda gestão (cada gestão é de 4 anos), no primeiro ano houve prejuízo. Na verdade, tratava-se de resultados negativos já de anos anteriores. Ele optou por explicar a situação para os cooperados, acalmando os ânimos, pois foi preciso ratear as despesas.

Em 2013, a diretoria percebeu que precisava implantar mudanças para que o capital próprio da Unimed Salto/Itu melhorasse. Foi quando fizeram uma análise da situação da empresa.

Passafini e sua equipe diagnosticaram que precisariam elaborar um plano para diminuir a sinistralidade, que é o valor gasto em assistência médica de todo o custo da cooperativa médica, como no seguro.

A análise foi feita com base no atendimento do hospital da cooperativa. Com 54 leitos, a capacidade do atendimento fica em torno de 65% de toda a demanda hospitalar necessária. Trata-se de uma unidade pequena, que precisa jogar os custos de maior complexidade para outros hospitais locais, de Unimeds próximas.

Essa dinâmica gera uma perda em relação ao custo e um aumento da sinistralidade. Por isso, o corpo diretivo da Unimed Salto/Itu concluiu que seria necessária a construção de um novo hospital para reverter esse quadro.

Assim, seus pacientes seriam atendidos localmente, sem que a cooperativa precisasse arcar com os custos de outras Unimeds.

Nesse momento, Arnaldo e sua equipe avaliaram a situação e concluíram que a melhor decisão seria chamar a INEPAD para realizar um estudo de viabilidade, a fim de determinar se havia condições de seguir em frente com a ideia de um hospital novo naquele momento, em 2013.

Por que a UNIMED Salto/Itu optou pela contratação da INEPAD?

O estudo concluiu que seria viável avançar com a solução do novo hospital, porém havia um impedimento. A UNIMED Salto/Itu não tinha capacidade financeira para qualquer tipo de endividamento a mais. Afinal, a situação econômica da cooperativa naquele momento estava bastante deteriorada.

Então, o diretor-presidente decidiu realizar a contratação da INEPAD de uma forma diferente. A escolha foi contar com a consultoria para aprimorar toda a área de gestão e finanças da cooperativa.

E ali começaria um grande case de sucesso que dá certo até os dias de hoje.

Como foi a implantação da consultoria?

O primeiro passo foi a elaboração de um planejamento estratégico pertinente, para que as ações necessárias pudessem ser aplicadas.

O objetivo da UNIMED Salto/Itu não era apenas solucionar o entrave econômico. Eles também queriam melhorar a qualidade de atendimento, aumentar a remuneração do cooperado e focar esforços para ter o hospital no prazo de 5 anos.

A INEPAD orientou o cliente em toda rotina que envolvia o planejamento traçado. Para resolver a questão da saúde financeira, foi preciso demitir alguns colaboradores, de modo a acertar o organograma da cooperativa.

Além disso, o ponto-chave da parte econômica foi a implementação da Controladoria da Empresa. A controladoria, em conjunto com a concepção de um orçamento anual, fez toda diferença nesse case de sucesso, por ter transformado a profissionalização da empresa.

Hoje em dia, a UNIMED Salto/Itu possui um profissional responsável por controlar todas as despesas da organização, monitorando todos os gestores.

Afinal, tocar uma empresa desse nível não é uma tarefa fácil para um grupo de médicos. Profissionalizar a empresa, com o auxílio de consultores especializados, foi fundamental para melhorar a administração como um todo, organizar a gestão de saúde, financeira e de recursos próprios.

A controladoria foi a peça central do planejamento estratégico para organizar a empresa de uma maneira bem efetiva.

Quais foram os resultados obtidos na empresa?

O principal resultado para o cliente foi na parte econômica. A UNIMED Salto/Itu saiu de uma situação financeira crítica e conseguiu encontrar a estabilidade econômica que buscava.

Isso foi extremamente relevante para a cooperativa, que opera sob a regulação da Agência Nacional de Saúde. A ANS solicita provisões técnicas que precisam ser feitas, a fim de oferecer garantias aos beneficiários. Dessa forma, caso a empresa venha a falir, haverá toda uma garantia prevista, como se fosse uma seguradora.

As provisões da UNIMED Salto/Itu encontravam-se muito abaixo do preconizado em 2014, quando o planejamento estratégico foi elaborado pela INEPAD. Atualmente, elas estão totalmente efetivas, cumprindo tudo o que demanda a regulação.

Dentro do período de 4 anos, a INEPAD conseguiu promover uma transformação econômica extremamente significativa na UNIMED Salto/Itu. A cooperativa saiu de um cenário onde operava no modo “recebe, paga” e passou a ter capital de giro suficiente para não mais precisar esperar entrar dinheiro em caixa para poder efetuar um pagamento.

Com essa mudança altamente benéfica de situação, o cliente conseguiu dar seguimento ao planejamento desenvolvido no ano de 2014. Esse foi um grande diferencial na empresa, pois permitiu a melhora na qualidade de atendimento, o que impactou diretamente na alta do índice de satisfação dos beneficiários.

Agora, a UNIMED Salto/Itu caminha para realizar a meta de construir o seu novo hospital, que é o grande ganho de toda essa história. As obras estão previstas para começar em 2019, com toda a adequação do recurso próprio, como desejava a diretoria.

Por quais razões a UNIMED Salto/Itu indica os serviços da INEPAD para outras empresas?

Segundo Arnaldo Passafini, o grande diferencial da INEPAD, além do conhecimento técnico de toda a equipe, é a questão da educação corporativa. A equipe de consultores tem como foco sempre ensinar seus clientes a fazerem o correto, o que faz muita diferença dentro de uma consultoria.

O diretor-presidente diz que não vê vantagem alguma para a empresa em contratar uma consultoria que resolva os problemas do negócio, mas que não ensine a equipe interna a lidar com as situações. Isso gera dependência e não é o que a Unimed Salto/Itu buscava.

Ao escolher os serviços da INEPAD, a condição fundamental proposta pela consultoria empresarial sempre foi fazer com que os gestores aprendessem como deveriam ser feitos os processos.

Para Passafini, as reuniões em que a equipe de consultores passam o conhecimento para os colaboradores internos da UNIMED Salto/Itu são primordiais para capacitação do time, eliminando a dependência da consultoria.

Quer fazer parte da carteira de clientes satisfeitos da INEPAD e alcançar os resultados que você deseja para sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo!