O sonho da maioria dos gestores de empresas que estão em busca de um posicionamento estratégico no mercado é continuar crescendo, atingir metas em um prazo menor, aumentar o faturamento e tornar os seus negócios mais eficientes.
Mas o crescimento também pode esbarrar em gastos excessivos que comprometem o seu capital de giro e planejamento. Nesse caso, a melhor solução pode ser investir no trabalho de especialistas.
Ainda duvida? Então confira 4 estratégias utilizadas em uma consultoria para a redução de custos e que podem impulsionar a sua empresa!
1. Análise de todas as etapas operacionais da empresa
Muitos aspectos que parecem irrelevantes podem aumentar os gastos operacionais sem que os gestores se deem conta, tais como:
Estoques com baixa rotatividade;
Impostos e taxas de funcionamento com regime de tributação inadequada;
Consumo exagerado de energia elétrica;
Produtos de higiene;
Impressão de papel.
O trabalho da consultoria para redução de custos é mensurar todas as etapas do funcionamento e cadeia de valor de uma empresa e identificar que áreas podem sofrer cortes, sem comprometer o seu desempenho, imagem e eficiência na prestação de serviços.
2. Estudos detalhados de mercado
Além do funcionamento interno, a consultoria para redução de custos analisa aspectos do mercado que podem ajudar a empresa a melhorar o seu desempenho.
Esses estudos costumam ser bem detalhados, incluindo:
Avaliação de políticas de compras e contratação de serviços;
Relação com fornecedores e distribuidores;
Estrutura de preços.
Ou seja: todos os fatores relevantes para melhorar as condições de negociação dessa empresa e que tragam economia.
3. Planejamento e orientação para decisões acertadas
O desespero e a falta de planejamento na redução de custos podem impulsionar decisões ruins para a empresa. Muitas delas, por exemplo, acreditam que, para resolver o problema, basta demitir funcionários.
O que elas esquecem é que uma demissão também é acompanhada de gastos com direitos trabalhistas e até mesmo com treinamentos, para que os colaboradores remanescentes consigam dar conta das demandas daqueles que saíram.
Esse é um erro que, além de prejudicar a vida de um profissional, pode interferir na qualidade da entrega de serviços, no clima da organização e na produtividade.
Uma das estratégias mais importantes de uma consultoria para redução de custos é auxiliar a liderança a tomar decisões corretas, baseadas na realidade da sua própria estrutura e cadeia de valor.
4. Direcionamento para aspectos que não comprometam a produtividade
Um dos problemas para empresas que precisam trabalhar na redução de custos é encontrar tempo livre para definir metas financeiras e gerir as despesas.
Em muitos casos, essa necessidade compromete colaboradores e líderes que precisam se focar apenas na busca por soluções para minimizar os gastos, em vez de usar o seu tempo nas atividades que impulsionam o andamento de um negócio.
O trabalho de consultoria é garantir que a equipe de uma empresa se mantenha concentrada nas as atividades relevantes, enquanto um especialista se foca na otimização e gestão das despesas. Essa parceria é ideal para maximizar a lucratividade, sem comprometer a produtividade, qualidade e relacionamento com o cliente.
E então, ficou mais confiante nas vantagens de contratar uma consultoria para redução de custos da sua empresa? Gostou das dicas? Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber novos conteúdos em primeira mão!