Há muito tempo, os cargos de chefia eram preenchidos por pessoas que, na maioria dos casos, não se importavam muito com a sua equipe. Felizmente, este tempo passou e hoje liderança e comunicação são duas palavras que dificilmente não serão usadas na mesma frase.

Os chefes do passado foram substituídos pelos líderes de hoje em dia. Ao contrário dos seus antecessores, que eram legitimados apenas pela hierarquia, os profissionais de hoje despontam por suas próprias características.

A liderança, mais do que um cargo, é um conjunto de características que está presente em determinados profissionais. E, por isso mesmo, a legitimação dos líderes ocorre por seu carisma, talento e capacidade de levar o time a cumprir os objetivos estratégicos da organização.

E, por isso mesmo, a comunicação é uma característica que faz parte do perfil dos principais líderes do mercado atual.

Meios variados

A forma como os líderes se comunicam é muito diferente dos processos e fluxos conduzidos pela equipe de comunicação corporativa. Essa área é a responsável por levar os principais assuntos da organização ao conhecimento dos funcionários com um tratamento mais neutro e jornalístico.

Já a comunicação dos líderes é um processo diário e constante, por meio do qual os gestores se expressam diante de sua equipe.

E para que a comunicação seja sempre clara, instantânea e eficaz, é preciso lançar mão de todos os meios possíveis. Telefone, reuniões, e-mails e até aplicativos de conversa por meio do celular podem ser usados para que os colaboradores estejam sempre bem informados.

Vale lembrar que os líderes são os mais importantes disseminadores de informações da organização e não podem medir esforços para que o nível de conhecimento dos colaboradores seja sempre alto. Isso ajuda não só no trabalho, como também na motivação do time.

Periodicidade

A adoção de uma agenda semanal de reuniões pode ajudar muito a manter a equipe bem informada. Este é um momento importante para repassar as metas e objetivos da semana, bem como avaliar a realização de atividades até então.

Reuniões com a equipe não devem ser somente esporádicas, pois isso faz com que o time não consiga acompanhar as necessidades da empresa corretamente. O ideal é que a agenda semanal seja complementada com comunicações por outros meios, como os já citados no item anterior.

E, além disso, é muito importante que os líderes estejam sempre disponíveis para quando os colaboradores precisarem trocar ideias e buscar novas sugestões para os projetos que estão sob sua responsabilidade.

Transparência

A transparência é uma característica importante que os líderes devem adotar na sua comunicação. É claro que existem assuntos estratégicos que não podem ser divulgados até que a diretoria autorize.

Mas, por outro lado, a falta de informações claras pode gerar ruídos que culminam com a baixa qualidade do clima organizacional. Com isso, a motivação cai e a produtividade também.

Portanto, na medida do possível, o líder não deve reter informações por muito tempo, para que elas não cheguem de forma distorcida aos ouvidos dos colaboradores.

Como você viu, comunicação e liderança são temas fundamentais para a boa gestão e não devem ser deixados de lado. Se você quiser complementar esta leitura, clique aqui e veja como ser um líder de sucesso! Aproveite!