Aprender sobre alguns indicadores de rentabilidade do negócio é fundamental para avaliar suas condições financeiras. A partir deles é possível analisar se o retorno está dentro do esperado, tanto pelos sócios quanto em comparação com a concorrência, e, caso não esteja, verificar onde a empresa está falhando. Saber calcular margem bruta e líquida pode ajudar muito!

Todavia, é importante que o cálculo de cada uma dessas margens seja feito distintamente, já que seus resultados trazem conclusões diferentes e podem, até mesmo, revelar se o negócio é considerado saudável e duradouro.

Então, continue lendo o post para entender o que significa margem bruta, margem líquida e qual a diferença entre elas.

O que é margem bruta?

A margem bruta é um medidor da rentabilidade das vendas, ou seja, a partir dela é possível saber quanto o empreendedor ganha com a saída de um produto específico ou sobre um serviço prestado.

Nesse sentido, é essencial fazer o cálculo para cada produto comercializado, pois um deles pode ter margem muito menor que a de outros. Entretanto, isso não denota que o negócio deve priorizar apenas os itens com a margem bruta mais alta. Essa escolha dependerá da estratégia do empreendimento, já que alguns artigos, com a margem menor, podem representar maior volume de vendas.

Esse indicador é, ainda, um dos principais coeficientes a serem levados em conta para a definição do preço de venda.

Como é feito o cálculo da margem bruta?

O cálculo é relativamente simples. Ainda assim, é essencial observar algumas distinções para não cometer erros.

Dessa forma,

Margem bruta = (lucro bruto/receita total) * 100

Nesse sentido, é necessário entender que ela é diferente de lucro bruto. Isso porque lucro é o montante total que se obtém em cada venda, já a margem é a relação entre lucro e receita.

Logo, lucro bruto é o valor que se ganha com a venda de um produto, após abater todos os gastos diretamente relacionados à comercialização ou com a produção deste item, como custo da matéria-prima, manutenção da fábrica, frete, além da execução do serviço, como despesas com equipamentos e salários dos executores.

Já a receita é o valor total arrecadado no período em análise.

Para ilustrar o cálculo, considere que uma determinada empresa tenha uma receita bruta de R$20 mil e um lucro bruto de R$12 mil, sendo que o lucro bruto foi obtido subtraindo da receita bruta os custos diretamente relacionados ao produto (R$4,5 mil de matéria-prima + R$2 mil de armazenamento + R$1,5 mil de frete = 8 mil. Logo, 20 mil – 8 mil = 12 mil).  

Margem bruta = (12 mil/ 20 mil) * 100

Margem bruta = 0,6 * 100 = 60%

Então, a margem bruta deste negócio é de 60%.

O que é margem líquida?

A margem líquida, por outro lado, representa uma relação entre o lucro líquido e as receitas geradas, ou seja, quanto a empresa ganha para cada real que entra como receita. Ela representa, portanto, o ganho real gerado pelo empreendimento em decorrência de seu funcionamento.

Sendo assim, se margem líquida for de 15%, significa que a cada R$100 que a empresa ganha, ela tem um lucro líquido de R$15.

Nesse contexto, a margem líquida indica se a empresa está tendo lucro e, se sim, qual é o percentual dele. Em razão disso, ela é um forte indicador de que os preços adotados estão em sintonia com as estratégias empresariais de longo prazo, o que garante a sustentabilidade do negócio.

Dessa forma, o objetivo é sempre que a margem líquida mantenha um bom percentual para garantir uma vida saudável ao empreendimento.

Como é feito o cálculo da margem líquida?

O cálculo considera lucro líquido e a receita:

Margem líquida = (lucro líquido / receita total) * 100

Como ressaltado anteriormente, a receita é o valor total percebido pela empresa.

O lucro líquido, por sua vez, é obtido subtraindo da receita todos os custos da empresa, e não apenas os diretamente relacionados com a produção. Isso significa que devem ser considerados, também, os custos administrativos, operacionais e os impostos recolhidos.

Ainda no exemplo do tópico anterior, observe que além dos gastos com a produção, que somavam R$8 mil, incidiram os impostos e os custos administrativos que representam R$4mil, totalizando R$12mil de custos. Logo, o lucro líquido é de R$8mil (20mil – 12mil = 8mil).

É necessário entender que o lucro líquido deve ser necessariamente menor do que o lucro bruto, já que precisam ser descontadas as novas despesas que não são consideradas para o cálculo do lucro bruto.

Assim:

Margem líquida = (lucro líquido / receita total) * 100

Margem líquida = (8 mil / 20 mil) * 100

Margem líquida = 0,4 * 100 = 40%

A margem líquida do negócio é de 40%, o que representa um lucro de R$40 a cada R$100 vendidos.

Afinal, qual é a diferença entre margem bruta e margem líquida?

Como demonstrado, margem bruta e margem líquida são indicadores diferentes, na medida em que trabalham com dados distintos. Ainda assim, alguns empreendedores fazem confusão na sua gestão financeira.

Depois de analisar individualmente esses medidores, podemos concluir que a margem bruta representa tão somente o retorno das vendas, ao passo que a líquida mostra o valor final que sobra aos sócios pelos serviços prestados ou produtos vendidos depois de deduzidas todas as despesas.

Assim, a margem líquida dá um panorama geral da lucratividade da empresa, enquanto a margem bruta demonstra a rentabilidade dos itens, mas não do negócio.

Conhecer ambos os indicadores permite aos sócios visualizarem a saúde financeira da empresa e de onde podem surgir eventuais problemas, como se ela não vai bem porque os produtos têm uma lucratividade baixa ou se são as despesas gerais do negócio que estão consumindo o seu lucro.

Dessa forma, é necessário que os gestores se atentem a esses indicadores e façam sempre o cálculo da margem bruta e líquida de sua empresa para acompanhar a rentabilidade.

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