Para que um gestor seja capaz de tomar decisões eficientes no seu negócio, é preciso mensurar e acompanhar os resultados da empresa.
Dessa forma, será possível ter um melhor controle, colaborando para decisões mais acertadas, com base em informações e relatórios detalhados.
Por isso, neste blog post, vamos apresentar as vantagens que envolvem o acompanhamento constate dos resultados de um empreendimento, bem como as desvantagens de não fazê-lo. Confira!
Vantagens de realizar o acompanhamento dos resultados
O planejamento estratégico empresarial é fundamental para que um negócio cresça de maneira sustentável. Esse tipo de documento deve conter todas as iniciativas, objetivos e metas traçados a curto, médio e longo prazo.
Ele não só é responsável pela expansão da empresa, mas também traz um diferencial competitivo no mercado.
Muitos gestores já entendem a importância do planejamento estratégico, utilizando esse instrumento para direcionar sua equipe. O erro, porém, reside em não empregar o devido tempo para mensurar e acompanhar os resultados da empresa.
Esse acompanhamento é imprescindível. Por isso, abaixo, listaremos as principais vantagens de realizá-lo.
Compreender a eficácia da empresa
Ao elaborar o plano estratégico, as metas e os objetivos, tanto de curto como de longo prazo, são definidos, de modo a buscar o crescimento sustentável da empresa.
Para conseguir atingir essa expansão, são estabelecidas estratégias e ferramentas. E, para saber se elas estão sendo alcançadas, é necessário mensurar e acompanhar os resultados da empresa das ações realizadas.
Dessa maneira, o gestor será capaz de avaliar se as medidas do plano estratégico estão sendo eficientes para conquistar a rentabilidade e a produtividade pretendidas.
Mudar estratégias que não funcionam
Quando o empresário faz a mensuração e o acompanhamento dos resultados, ele consegue reconhecer, com exatidão, quais são as estratégias que não estão funcionando conforme o esperado.
Ao identificar pontualmente as ações que estão dando errado, é possível realizar adaptações precisas nos pontos responsáveis pelos resultados não satisfatórios, readequando a estratégia do planejamento.
Assim, não será preciso alterar o plano como um todo, o que poderia comprometer os resultados que estão trazendo o retorno esperado.
Reconhecer os pontos fortes da empresa
A mensuração e o acompanhamento dos resultados, além de servir para corrigir os erros estratégicos, também serve para reconhecer os pontos fortes da empresa.
Ao identificar o que está saindo conforme o planejado, as ações em questão podem ser replicadas em outros setores do negócio.
Melhorar a competitividade no mercado
Quando as metas e os objetivos traçados no planejamento estratégico são alcançados antes do prazo estipulado, é preciso readequar as ações do plano, de modo a não perder nenhuma janela de oportunidade.
A readequação também serve para que a empresa não fique estagnada em um ponto definido no planejamento, mas que já foi atingido antes do tempo.
Para isso, é indispensável conhecer o desempenho da organização em tempo real, a fim de que os relatórios possam ser gerados e as ações desenvolvidas analisadas.
Para acompanhar os resultados da empresa eles devem ser mensurados periodicamente, de modo a achar maneiras de otimizar a performance da empresa, consertando o que não vai bem e potencializando o que está dando certo.
Com isso, as metas devem ser readequadas, para que o empreendimento continue crescendo e gerando mais competitividade no mercado.
Desvantagens de não acompanhar os resultados da empresa
Um gestor empresarial deve estar ciente das consequências envolvidas caso os resultados da organização não sejam acompanhados.
Portanto, se você ainda não está convencido de que deve investir o seu tempo no estudo da mensuração de indicadores, conheça o que pode acontecer quando essa tarefa é deixada de lado.
Insistência no erro
Quando o líder não tem conhecimento de quais ações estão sendo bem-sucedidas e quais não estão trazendo o resultado esperado, é comum que erros sejam cometidos continuamente.
Além de insistir no erro, sem saber o que dá certo, o administrador pode também tomar decisões erradas em relação às estratégias que apresentam êxito para a expansão das operações da empresa.
Perda de dinheiro
Mensurar os dados é um dos recursos mais importantes para a saúde financeira do negócio, devido ao fato dessa prática possibilitar que o responsável pelo direcionamento da empresa e toda sua equipe realizem o acompanhamento das informações.
Assim, são criadas as oportunidades necessárias para que seja feita a avaliação do retorno sobre o investimento, mostrando se as ações traçadas no planejamento estratégico estão sendo ou não positivas.
Sem esse acompanhamento, é muito comum que a empresa empregue verba em estratégias que causam prejuízo, por não trazerem resultados eficazes.
Participação no mercado reduzida
O market share é uma métrica importante, pois determina qual é o nível de participação da empresa no seu mercado de atuação. Trata-se de um termo em inglês, sendo que market significa mercado e share é traduzido por quota ou divisão.
Hoje em dia, a concorrência é bastante acirrada. Não importa o nicho no qual o seu produto ou serviço está inserido, o seu negócio sempre vai se deparar com concorrentes que estarão na disputa pelo seu espaço e pelos seus clientes.
Por isso, é imprescindível fazer o acompanhamento da sua posição no mercado, pois a perda de participação impacta diretamente o resultado das vendas da empresa.
Falhas na gestão
Um gestor deve basear a sua tomada de decisões em dados concretos, pois as informações acertadas mostram um cenário claro sobre as oportunidades e as melhorias que devem ser feitas em prol da expansão das operações da empresa.
Ao não dar a devida importância para a mensuração e o acompanhamento dos resultados, a diretoria corre um sério risco de fazer escolhas equivocadas, que não trarão o retorno esperado para o caixa do negócio.
Essas falhas na gestão podem acarretar graves problemas para a saúde financeira do empreendimento, culminando até mesmo na impossibilidade de manter as portas abertas.
Neste artigo, foram abordadas as principais vantagens e desvantagens de conhecer e estudar a repercussão das ações traçadas no planejamento estratégico de uma organização.
Assim, foi possível entender que mensurar e acompanhar os resultados da empresa são atividades fundamentais para garantir a expansão do negócio.
Para receber mais conteúdos exclusivos sobre gestão empresarial direto na sua caixa de entrada, assine a nossa newsletter.