Em tempos de muitos desafios as corporações sentem mais necessidade de reestruturar suas atividades, principalmente, por sentirem que há necessidade de investir para se tornarem mais competitivas ou por perceberem que estão perdendo mercado por obsolescência.

Há inúmeras empresas que buscam financiamentos de longo prazo para o desenvolvimento de suas atividades. Pode ser para expansão de suas instalações, pode ser para desenvolver novas tecnologias e, também, para investimentos de expansão de mercado como adquirir empresas concorrentes. O fato é que a maioria delas buscam um captador de recursos experiente e que possa atender as suas necessidades. Cada vez mais esse profissional é requisitado no mercado. Se está em tal ascensão, então o que é, exatamente, um captador de recursos?

O captador de recursos

O captador de recursos é um profissional cuja sua expertise se baseia na mobilização de recursos financeiros para empresas do setor privado no desenvolvimento de projetos específicos por meio de linhas de crédito nacionais e internacionais de fundo perdido ou não.

O perfil do captador de recursos

Há três perfis para esse profissional no mercado brasileiro:

  • Institucional: esse profissional trabalha em tempo integral e fica responsável por todo o processo de captação de recursos junto à instituição. Ele cria e desenvolve a implementação, a execução e o planejamento, tendo renumeração padrão, de acordo com as normas da CLT. É possível ter uma bonificação ao atingir as metas traçadas. Ele pode se situar nos três níveis hierárquicos das organizações: operacional. gerencial e estratégico, dependendo da experiência e conhecimento técnico.
  • Autônomo: trabalha por projetos. Normalmente recebe o projeto pronto. Os projetos são de vários tipos de linhas de crédito. A forma de pagamento é embasada nos custos envolvidos no projeto e comissões por resultados.
  • Consultor: o consultor é um profissional mais conceituado e gabaritado no mercado. Normalmente com pós-graduação e desenvolvedor de novas metodologias de análise às condições dos projetos apresentados. Sua expertise envolve avaliação, diagnóstico e soluções viáveis.

As vantagens de contar com um captador de recursos

As empresas do setor privado buscam instituições financeiras em geral vinculadas ou não ao estado e linhas de crédito internacionais. Todas as linhas de crédito têm suas particularidades. Por isso, um captador de recursos pode ser muito útil para desenvolver o projeto, organizar o fluxo de caixa e calcular todos os custos envolvidos na operação, bem como, de todas as tratativas.

O desenvolvimento de planos de negócios

Parece que todos sabem desenvolver um plano de negócios. Como se bastasse montar a estrutura e preencher os dados e informações pertinentes. Não é bem assim. Primeiro tem que atender a todas as exigências da linha de crédito escolhida. Isso representa estudar a fundo o negócio do cliente. Conhecer os detalhes desde as compras de fornecedores até o processo de qualidade antes de enviar ao cliente e o desenrolar do pós-venda. Depois alinhavar todas as fases do projeto, dando ênfase à parte financeira com a análise de investimentos para definir a viabilidade econômica do projeto. O ideal é ter uma equipe multidisciplinar envolvida nesse processo.

Uma equipe de consultores

Para o desenvolvimento de projetos de grande porte é imprescindível existir uma empresa de consultoria especializada, pois comporta uma equipe de profissionais que podem dar total suporte as empresas. Indo, inclusive, mais além que é capacitar os integrantes da empresa para conseguirem atender a demanda de novos conhecimentos que serão necessários para o andamento do projeto.

Um captador de recursos é um profissional diferenciado que está em evidência, pois as empresas que procuram a diferenciação e alto desempenho necessitam fazer uso de novas tecnologias e dar seguimento ao seu crescimento e sustentabilidade. Quanto ao tipo de captador de recursos dependerá de onde as organizações estão desejam chegar tanto em termos estratégicos como operacionais.

Apresentamos o captador de recursos e esperamos ter atendido o objetivo. Se acreditar que pode ajudar as organizações em geral, compartilhe-o nas redes sociais.