Sua empresa já implementou o planejamento estratégico? Parabéns! Você já deu o primeiro passo para tornar sua administração mais eficiente e produtiva e, assim, alcançar melhores resultados.
No entanto, seu trabalho não pode parar por aí. Saiba que o planejamento deve ser acompanhado e adaptado sempre que for necessário, seja porque o plano não está produzindo o resultado esperado, seja porque surgiram mudanças que precisam ser consideradas.
Continue lendo este post, porque vamos falar sobre a importância de acompanhar o planejamento e como fazer isso:
A importância do acompanhamento do planejamento estratégico
Uma vez adotado o planejamento estratégico, ele precisa estar em constante monitoramento. Isso significa que é preciso acompanhar e avaliar a execução da estratégia.
Esse monitoramento é imprescindível para comparar os resultados alcançados com os resultados previstos, ou seja, se a estratégia adotada é mesmo a mais indicada e se está dando o retorno esperado.
A partir daí, a empresa pode corrigir os pontos indevidos e reforçar os pontos com bons resultados, a fim de garantir que os resultados satisfaçam à meta estabelecida. Nesse sentido, o desafio do planejamento estratégico é manter a proposta do plano, ainda que você modifique o processo. Ele exige, portanto, uma dinâmica permanente do planejamento.
Como fazer o acompanhamento
O acompanhamento do planejamento estratégico é feito, sobretudo, por meio da análise de relatórios operacionais e financeiros das atividades da companhia.
Ao monitorar o planejamento estratégico, o gestor deve ter como objetivo verificar se as atividades estão sendo executadas de acordo com os parâmetros definidos. Isso porque cada atividade foi planejada de acordo com uma organização (como custo, tempo e recursos necessários).
Nesse contexto, é necessário avaliar se ela está sendo desenvolvida de acordo com essa organização ou não. Pode, por exemplo, estar ultrapassando o limite de custo ou exigindo mais recursos do que o projetado. Essa avaliação permite analisar o progresso do planejamento e possíveis falhas.
O gestor também precisa considerar se as atividades estão sendo desempenhadas de acordo com os valores da empresa, uma vez que isso reflete na sua imagem perante os empregados e a sociedade.
Para isso, é necessário estabelecer os padrões de desempenho, a fim de indicar se o planejamento tende a alcançar os resultados perseguidos. Outras ferramentas são o monitoramento do desempenho dos funcionários e o feedback.
As finalidades do acompanhamento
A partir das comparações entre o desempenho e o resultado programado será possível identificar o progresso do planejamento, bem como os problemas ou as falhas no processo que estão impedindo o alcance do resultado almejado. Essa é a finalidade primordial do monitoramento. Tendo ciência dessas falhas, a equipe responsável poderá estabelecer planos para sua correção, evitando sua reincidência.
Além disso, o monitoramento fornece informações gerenciais periódicas que permitem a tomada de decisões com base em dados sólidos. Nesse sentido, pode ser necessário que a empresa:
corrija suas atividades;
contrate pessoal mais capacitado;
aprimore suas ferramentas tecnológicas;
faça outros investimentos;
busque novas soluções;
ou contrate uma consultoria especializada para avaliar sua estratégia.
Enfim, o monitoramento permite que o planejamento esteja em constante busca pela melhoria dos processos adotados na empresa.
Gostou deste post? Então é só nos seguir nas redes sociais para saber mais sobre administração e gestão de negócios: estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.