Em busca de alcançar um lucro maior, muitas empresas lançam mão de ferramentas e procedimentos para produzir mais, gastar menos, deixar o público-alvo cada vez mais interessado e os clientes mais satisfeitos.

Nesse sentido, o monitoramento do trabalho a partir de indicadores de produtividade demonstra ser muito eficaz . Hoje, vamos ajudá-lo a conhecer melhor o que são esses indicadores e de que forma podem ajudar a sua empresa a ser mais sustentável e, consequentemente, mais rentável. Confira!

O conceito de indicadores de produtividade

Quando se fala em indicadores de produtividade, a definição mais simples é a de que são métricas a serem desenvolvidas pelo planejamento da empresa e que devem estar voltadas para a análise da eficiência dos processos dentro de um negócio. Ou seja, servem para medir a quantidade e a qualidade de recursos necessários para a produção de mercadorias e serviços, de forma a possibilitar que os gestores se antecipem aos erros que podem provocar prejuízos tanto para o negócio quanto para os clientes.

A medição da produtividade depende, no entanto, de um olhar que contextualize o resultado avaliado, analisando fatores conjunturais que podem influenciar o resultado final. Diante disso, não se pode considerar tal procedimento como algo trivial. 

Segundo o  empresário Paul J. Meyer, produtividade nunca é um acidente. “É sempre o resultado de comprometimento com a excelência, planejamento inteligente e esforço focado”. Ele é uma das autoridades mais destacadas do mundo na área de motivação, gestão do tempo e desenvolvimento profissional. Seu maior legado é a Fundação Paul e Jane Meyer, que desde 1984 dá suporte a 30 instituições de caridade e demais organizações nos Estados Unidos, bem como outros países.

A medição dos indicadores

Primeiramente, é necessário compreender que medidas são observações quantificadas de determinado aspecto, procedimento ou produto, que aumentam a capacidade de compreensão de uma realidade antes não acessível.  Dentro de um sistema de medição, existem assim indicadores que facilitam a tomada de decisões aos gestores.

Esses indicadores de produtividade devem estar divididos em grandes áreas que normalmente são:

Indicadores de Excelência

Aqui é preciso mensurar todos os recursos e processos que podem tornar os processos de produção mais eficientes. Exemplos disso são a quantidade de material gasto na fabricação de produtos ou quanto tempo leva para que determinada mercadoria possa chegar ao consumidor final, de forma a reduzir os custos que são absorvidos pela empresa ou pelo cliente. Isso faz toda a diferença para aumentar a competitividade do negócio no mercado.

Indicadores de Inovação

Permitem o acompanhamento e monitoramento de novos processos. Analisar a inovação apoia a tomada de decisões a respeito do desenvolvimento de novas formas de produzir e também de produtos e serviços pioneiros que podem fazer com que a empresa apresente uma melhor performance diante da concorrência e das metas estabelecidas.

Indicadores de Qualidade

O monitoramento da qualidade deve ser feito a partir das impressões dos clientes quanto aos seus produtos e serviços. Ou seja: suas mercadorias têm deixado os clientes satisfeitos? Elas realmente apresentam soluções relevantes e esperadas para quem as adquire? Satisfazem as expectativas do seu público-alvo?

Lembre-se de que nenhuma marca ou produto consegue se vender de forma autônoma. Cabe aos gestores do negócio pensar em diferenciais que mostrem o quanto esse produto é útil e de boa qualidade.

Indicadores de Flexibilidade

Quem trabalha com a comercialização e produção de mercadorias ou com a prestação de serviços sabe bem o quanto o mercado é dinâmico em função dos recursos tecnológicos e até do comportamento dos clientes. Mas até que ponto o seu negócio consegue se adaptar aos novos conceitos de interação e às novas demandas de soluções necessárias aos compradores? É isso que os indicadores de produtividade voltados para a flexibilidade devem responder.

Indicadores de Recursos Humanos

Tudo o que está descrito acima depende muito das pessoas envolvidas nos processos, que vão desde o desenvolvimento de novos produtos, passando pela fase de confecção até a atuação da força de vendas e de pós-vendas. Por isso, a questão dos Recursos Humanos deve ser sempre monitorada com foco na produtividade. Esses devem mensurar o quanto as pessoas estão capacitadas e motivadas a realizar um trabalho eficiente, já que isso pode comprometer diretamente todos os outros resultados.

Situações que demandam a análise de indicadores de produtividade

As situações nas quais as empresas podem fazer uso da análise de indicadores de produtividade são muito variadas, podendo atender a diferentes demandas. Porém, existem contextos propícios a uma avaliação mais profunda da organização. Confira a seguir.

Aumento da demanda externa

Obviamente, todo negócio visa ao crescimento. Porém, é preciso se preparar para isso. Um aumento significativo da demanda de clientes por seus produtos ou serviços pode ser um grande motivo para medir a produtividade da sua empresa. Com esse aumento, é preciso se assegurar de que será possível produzir a quantidade esperada e, principalmente, sem perder a qualidade. 

Intervenção institucional

Após um diagnóstico de clima organizacional ou outras formas de avaliações internas, se torna necessário buscar ferramentas para compreender o efeito de determinado clima ou cultura organizacional no resultado da empresa. E a produtividade, então, se torna uma das fontes principais de intervenção. 

Como se trata de um componente caracterizado pela multiplicidade de fatores, composto por diversos aspectos, quantitativos e qualitativos, na hora de procurar a intervenção mais adequada em termos de produtividade, cada fator deve ser mensurado, a fim de garantir uma atuação mais assertiva, sem desperdícios e com maior segurança.

Captação de investimentos

Se a empresa está a um passo de captar mais investimentos, ela precisa ter conhecimento profundo das variáveis internas e externas que interferem no seu negócio. Afinal, no momento em que um investidor aplica recursos em um negócio, ele precisa saber em que está investindo. 

Isso quer dizer que é necessário passar confiança em relação ao potencial da empresa e os indicadores de produtividade são os principais dados a serem avaliados, pois representam o “raio-X” da instituição, em termos de números e capital humano. Portanto, a captação de investimentos é um excelente motivo para mensurar cada elemento que tem influência, direta ou indireta, sobre o resultado final de uma empresa. A compreensão dessa realidade possibilita o conhecimento dos principais pontos de investimento. 

E então? Sua empresa já está atenta a esses indicadores? Gostou do conteúdo de hoje? Então curta a nossa página no Facebook e compartilhe esse post com os seus amigos!