Independente do tamanho ou do ramo de sua empresa, você pode vender muito mais, aumentar o faturamento e os lucros usando as estratégias do smarketing. Não sabe o que é smarketing? Prossiga na leitura desse post e descubra o que é e como essa união entre marketing e vendas impacta (positivamente) o lucro do seu negócio.

O que é o smarketing?

Smarketing nada mais é do que o alinhamento das estratégias de vendas e de marketing para o atingimento de metas. Todos nós sabemos que, quando os resultados são positivos, tudo são flores nesses departamentos. Mas, basta uma meta não ser cumprida para começar a troca de acusações. O setor de vendas afirma que o produto ou serviço não foi promovido adequadamente. Já a equipe de marketing acusa os vendedores de não aproveitarem os recursos disponibilizados.

Embora sejam setores distintos, com diferentes atribuições, marketing e vendas trabalham para um objetivo comum: a realização de negócios, que é fundamental para o resultado da empresa. Sendo assim, nada mais natural do que essas equipes trabalharem em conjunto, com ações complementares. É assim que funciona o smarketing.

Como usar o smarketing para aumentar os lucros de empresa?

Agora que você já sabe como o smarketing pode otimizar seus resultados, aprenda como implantá-lo na sua empresa.

Integre as equipes

O primeiro passo é promover uma maior interação entre as equipes de marketing e de vendas. Faça reuniões periódicas, elimine as barreiras de comunicação, compartilhe relatórios. Encoraje as equipes a executarem algumas tarefas em conjunto.

No smarketing, a comunicação assume um papel estratégico, pois possibilita o trânsito das informações que são relevantes, permite o compartilhamento de técnicas, de experiências e do conhecimento. Além disso, elimina as rivalidades e promove a cooperação.

Crie acordos de trabalhos comuns

Já sabemos que ambas, marketing e vendas, trabalham por um objetivo organizacional comum, que é a realização de negócios. No entanto, cada uma tem um entendimento diferente de como chegar a esse objetivo e, por isso, acabam traçando metas e estratégias bem distintas.

O ideal é que as estratégias sejam planejadas em conjunto. Elas podem ser reunidas e formalizadas em um acordo de trabalho elaborado de forma colaborativa. Assim, as equipes de vendas e de marketing passam a ter uma visão completa do processo, somam suas habilidades e conhecimentos e o resultado pode ser medido na forma de lucro, muito lucro.

 

Integre as ferramentas e recursos

Para que a comunicação seja completa e as ações compartilhadas, nada mais adequado do que integrar ferramentas e recursos das duas áreas, como por exemplo, o CRM e as ferramentas de automação de marketing.

O resultado é a disponibilidade de um número maior de informações para embasar as decisões, maior agilidade e mais vendas realizadas com menos esforço.

Conte com uma consultoria

Contratando uma consultoria, você terá uma orientação profissional na hora de estabelecer as metas, prazos e objetivos. Além disso, suas equipes de marketing e de vendas serão treinadas para aproveitarem ao máximo as possibilidades oferecidas pelo smarketing.

Uma equipe multidisciplinar e com vasta experiência no mercado tem a capacidade de compreender as necessidades de sua empresa e apontar as melhores práticas para que ela consiga uma perfeita união entre marketing e vendas e alcance o consequente impacto positivo no lucro.

Viu como o smarketing pode turbinar o volume de negócios de sua empresa? Comece já a se beneficiar dessa estratégia! Mas, se ainda restou alguma dúvida, ou se tem alguma sugestão, deixe seu comentário. Participe!